Ao todo, seis pesquisas de escolas estaduais serão apresentadas na Feira que acontece entre os dias 12 e 14 de março
Foram nas aulas de Química que a aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Manoel Antônio de Sousa, no município de Mateus Leme, Dayana Stéfane de Sousa Silva, e seus colegas encontraram inspiração para solucionar um problema que afeta diversos agricultores da região onde mora. Eles pesquisaram a ligação entre a Planta Nim (Azadirachta indica) no combate a pragas agrícolas e criaram um inseticida natural. A pesquisa está entre os seis projetos de alunos de escolas estaduais mineiras selecionados para participar da 11ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), que acontece entre os dias 12 e 14 de março, em São Paulo.
“A ideia de fazer a pesquisa surgiu quando a professora Gleicilene Resende Sousa Aguiar nos contou a sobre as potencialidades da planta. Para fazer a pesquisa entrevistamos os agricultores para conhecer quais os principais pragas da região”, afirma Dayana Stéfane de Sousa Silva.
A pesquisa “A Ligação Biotecnológica da Planta Nim (Azadirachta Indica) no Combate a Pragas Agrícolas” tem por objetivo fazer um inseticida natural a base da planta para combater pragas, como pulgões, mosca branca, entre outros, que infestam as plantações dos agricultores da região.
Entre os projetos que serão apresentados pela ‘delegação’ da rede estadual mineira estão iniciativas ligadas ao cinema, utilização de alimentos, entre outros.
Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace)
Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico de todo o país estarão em exposição. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados pelos organizadores das 65 feiras afiliadas.
No evento, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganharão diversos prêmios e poderão ser selecionados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que neste ano acontece Phoenix, Arizona (EUA), de 12 a 17 de maio.
Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Febrace é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia. Durante a feira, os projetos são avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganham medalhas, bolsas de iniciação científica do CNPq, certificados e estágios, entre outros prêmios. Também são selecionados estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF).