Atividades que acontecem fora da escola potencializam a aprendizagem

Visita a museus, igrejas, conservatórios, centros culturais, praças, galerias, bibliotecas, parques, zoológicos e tantos outros  espaços. A escola formal deixou de ser o espaço hegemônico da educação, e outros espaços e serviços urbanos passaram a fazer parte da rota pedagógica de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Confira na página do Facebook da Secretaria de Estado de Educação a galeria de fotos

Na Escola Estadual de Melo Viana, de Esmeraldas, uma turma de alunos do ensino médio visitou o Espaço Tim UFMG do Conhecimento, como atividade de um projeto interdisciplinar que envolveu professores de História, Geografia e Física. O espaço oferece terraço astronômico, planetário, midiateca, além da série de palestras “café com conhecimento” que traz especialistas no campo da cultura e da ciência.

De acordo com a diretora da escola Melo Viana Cláudia Aparecida da Costa, atividades planejada fora da escola potencializam a aprendizagem. “Nosso público são crianças de comunidades rurais distantes, e se a escola não se preocupa em promover estas atividades extracurriculares com visitações, o aluno dificilmente terá a oportunidade de conhecer, de despertar a curiosidade e o aprendizado com essa possibilidade pedagógica distinta”, ressaltou.

Quem concorda com a diretora, é o estudante de 15 anos, Welbert Moreira Fraga, que participou da visita. “Eu acho fácil aprender nesses espaços, porque os recursos que estes espaços oferecem, a tecnologia que a gente vê nesse tipo de exposição vem aliada à prática. Na escola a gente não tem como perceber, concretizar a teoria”, explicou.

Incentivar os alunos a reconhecerem e a visitarem esses espaços públicos que ampliam os conhecimentos gerais está entre as funções da escola. Para o professor de Física, Giezi Américo Reginaldo, um dos organizadores da visita, incentivar esse tipo de atividade fora da sala de aula é garantia de melhora no aprendizado. “Depois das visitas fazemos debates onde procuramos observar as percepções dos alunos, perceber como se apropriaram de cada item que foi observado nas visitas e é muito comum ouvir  dos estudantes o aspecto de interesse que foi despertado”, garantiu.

Confira na galeria de fotos no facebook da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fotos de atividades que aconteceram durante o ano de 2012 e foram enviadas por professores e diretores de diversas escolas da rede estadual.