Em Minas Gerais mais de 141 estudantes se inscreveram
Mais de 1.032.873 de estudantes em todo o Brasil se inscreveram na primeira edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013. Em Minas Gerais, 141.398 candidatos se inscreveram em busca de bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior do país.
A primeira convocação de candidatos pré-selecionados será divulgada pelo portal do ProUni nesta quinta-feira, 24, e o prazo de matrícula na instituição de ensino escolhida pelo candidato selecionado vai até dia 31 de janeiro. A apresentação dos documentos necessários também deverá ser feita neste prazo.
No dia 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. Os candidatos deverão providenciar a matrícula e as respectivas documentações até dia 19 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os resultados serão divulgados também pela internet.
Nesta primeira edição do programa, o Ministério da Educação ofertou 162.329 bolsas de estudos, em 12.159 cursos de 1.078 instituições de ensino superior de todo o país. Das mais de 162 mil bolsas,108.686 são integrais e 53.643 parciais.
O ProUni
O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
Financiamento Estudantil
O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode pleitear o financiamento da outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores de instituições que tenham firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), e avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A inscrição no programa pode ser feita aqui. Para mais informações acesse o portal do Fies.