Objetivo é proporcionar cada vez mais a interlocução entre a Secretaria e seu público
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) iniciou, no último ano, a transmissão ao vivo de eventos institucionais. Iniciativas como a inauguração da Magistra — Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, o lançamento da segunda fase do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e a realização do ‘Minas é Educação’, evento que teve por objetivo prestigiar as escolas que se destacaram nas avaliações educacionais e promover a troca de experiências entre elas, foram transmitidas para as escolas da rede estadual de ensino por meio do Canal Minas Saúde e pela Internet.
Atualmente, cerca de 97% das escolas estaduais mineiras já têm instaladas antenas que permitem a recepção do sinal do Canal Minas Saúde. A transmissão é feita via satélite e as escolas possuem um receptor, a partir do qual conseguem receber o sinal por meio da televisão.

A geração do sinal para a transmissão é de responsabilidade de outra parceira da Educação. A emissora Rede Minas é a responsável pela parte técnica de transmissão, com a disponibilização de equipamentos de gravação e de transmissão do sinal.
“A intenção da Secretaria é ampliar cada vez mais a interlocução com seu público, seja de alunos, professores e demais interessados na educação, com estratégias de comunicação mais abrangentes. A rede estadual de educação é muito ampla, com mais de dois milhões de estudantes e 3.700 escolas e por meio de transmissões como essas nós conseguimos estar mais próximos desse público” ressalta o Chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria, Marcílio Lana.
Parcerias
De responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, o Canal Minas Saúde cede espaço em sua grade para transmissão de programas e eventos da Educação. Além disso, o Canal Minas Saúde também transmite programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação. O ‘Roda de Conversa’, por exemplo, é um programa de televisão, veiculado pelo Canal Minas Saúde, que tem entre seus objetivos debater temas relevantes do ponto de vista pedagógico com a participação de especialistas e a mediação de um jornalista. Todos os programas já produzidos estão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria.

Videoconferências
Outra ferramenta utilizada pela Secretaria de Estado de Educação para diminuir distâncias é a videoconferência. As reuniões virtuais tornaram-se possíveis a partir de 2012, com a instalação em cada uma das 47 SREs, além do órgão central da Secretaria, de uma sala de reuniões com equipamentos de videoconferência. Todas as salas ganharam dois televisores, além de equipamentos para captação de áudio e vídeo. Além disso, todos os superintendentes tem a disposição também um equipamento para reuniões menores, um monitor especial que permite a realização de videoconferências. Nos monitores, as reuniões permitem a participação de duas pessoas por equipamento, já nas salas é possível reunir até 25 pessoas.