Vídeo-conferência reuniu mais de 500 de todas as regiões. Nesta sexta, carta com balanço será enviada a todo o sistema

Esta sexta-feira (21-12) foi marcada na Secretaria de Estado de Educação por uma reunião virtual com servidores de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais. Nesta manhã, a secretária Ana Lúcia Gazzola fez um balanço sobre as ações da Educação em 2012 e destacou a importância do trabalho regional, por meio das Superintendências. A reunião foi realizada por meio da ferramenta de vídeo-conferência, disponível em todas as sedes regionais, e possibilitou que mais de 500 pessoas acompanhassem, simultaneamente, a apresentação da secretária na manhã desta sexta.

Durante a reunião, a secretária destacou os resultados obtidos pelo sistema estadual de Educação ao longo do ano nas avaliações educacionais, o avanço de projetos importantes, como o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e do Reinventando o Ensino Médio e também ressaltou a importância de poder fazer esse contato com todas as sedes regionais por meio de recursos tecnológicos. “Nesse momento nós fizemos um balanço das realizações e avanços de 2012, que foram muitos, assim como apontamos as estratégias para 2013. Esse contato em tempo real, simultâneo com as 47 Superintendências, é muito importante”, analisou.

Secretaria, secretária adjunta e todos os subsecretários da Educação participaram da reunião virtual. Foto: Guilherme Brasil

A reunião de balanço não se limitou ao pessoal da Superintendência. Nesta sexta, foi enviada a todas as escolas da rede estadual, por meio do e-mail, assim como a todas as Superintendências uma carta contendo os principais destaques da Educação neste ano. Confira aqui a íntegra da carta.

Entre os destaques da secretária, estão os bons resultados da Educação em 2012 nas avaliações educacionais, entre elas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este ano, os dados divulgados pelo Ministério da Educação mostraram que a rede estadual mineira é uma das melhores do país, com destaque para os anos iniciais do ensino fundamental, no qual o Estado conquistou o 1º lugar, com índice 6,0. Além disso, a secretária ressaltou a importância da ampliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º). Com essa ampliação, outros 880 mil estudantes passaram a ser beneficiados pelo Programa e todas as escolas de ensino fundamental da rede recebem visitas freqüentes de analistas educacionais, que ajudam na elaboração de projetos e criação de metas e estratégias para continuar avançando.

Todas as 47 SREs participaram da vídeo-conferência. Foto: Guilherme Brasil/ACSSEE

Outro destaque do ano foi o programa Reinventando o Ensino Médio. Implantado este ano em 11 escolas do vetor norte de Belo Horizonte, o programa será ampliado em 2013 e estará presente em outras 122 escolas, em todas as 47 Superintendências. “Esse programa trabalha com o conceito de percurso e não simplesmente de curso durante a trajetória do aluno no ensino médio. Um grande avanço do Reinventando é a implantação das áreas de empregabilidade, que aproximam os estudantes do mercado de trabalho”, explicou a secretária. Só em 2012, foram capacitados cerca de 1.200 educadores de todas as escolas que vão receber o programa no próximo ano.

Visitas às Superintendências

O contato com as Superintendências Regionais de Ensino não se limita às reuniões virtuais. Em 2012, a secretária fez visitas a 32 das 47 SREs. Em cada uma delas, a secretária fez reuniões com todos os diretores de escolas da região e também com todos os servidores de cada sede regional. “Isso consolidou muito a nossa relação com o sistema e eu estou com muita expectativa de poder completar as 15 visitas que faltam já no início do ano letivo de 2013”, afirmou a secretária.