Feira Brasileira de Ciências e Engenharia será realizada em março de 2013

A rede estadual de ensino de Minas Gerais terá cinco representantes na edição de 2013 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) (http://febrace.org.br/ ). Realizada pela Universidade de São Paulo, a feira é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que reúne projetos desenvolvidos por estudantes das redes públicas e privadas de todo o país. Em 2013, a feira será realizada entre os dias 12 e 14 de março.

Entre os projetos selecionados está o da ‘Pia Ecológica’. A iniciativa que é desenvolvida por alunos da Escola Estadual Doutor Joaquim Vilela, no município de Boa Esperança, mistura a compostagem e a hidroponia, aliado à ideia de reaproveitar a água. A ‘Pia Ecológica’ tem entre seus objetivos reutilizar a água para outros fins como regar plantas, lavar roupas, a casa, entre outros.

Alunos da Escola Estadual Doutor Joaquim Vilela, no mjunicípio de Boa esperança, desenvolveram a Pia Ecológica. Foto: Zirlene Lemos ACS SEE

Para a orientadora do projeto Jacinta Maria Silva, a seleção para a feira é a realização de um sonho. “Para mim participar da feira era um sonho. A partir de agora, para complementar o trabalho com uma pesquisa mais abrangente. Vamos, por exemplo, levantar dados como o impacto de uma pia dessas em um país como a África ou no nordeste, que são regiões carentes de água”, conta.

Confira os projetos mineiros selecionados para a feira:

 

APLICAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DA PLANTA NIM (AZADIRACHTA INDICA) NO COMBATE A PRAGAS AGRÍCOLAS (1731)

Sávio Henrique da Silva, Caroline Alcântara de Sousa Cirino, Dayana Stéfane de Sousa Silva, Gleicilene Resende Sousa Aguiar (Orientador) , Fernanda Aires Guedes Ferreira (Coorientador)

E.E. Manoel Antônio de Sousa, MATEUS LEME, MG

AGR - 401 Agronomia

 

CINE HISTÓRIA COM CIÊNCIA NO CEFET-MG: O IMAGINÁRIO CIENTÍFICO NO DISCURSO CINEMATOGRÁFICO (1455)

Késsio Jonis Silva de Brito, Luiz Cláudio de Oliveira Gomes Junior, Bráulio Silva Chaves (Orientador) , Huener Silva Gonçalves (Coorientador)

EE MAURICIO MURGEL, BELO HORIZONTE, MG

HUM - 605 História Projeto da Feira: Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

 

MORFOANATOMIA DAS FOLHAS E COMPROVAÇÃO DO POTENCIAL MEDICINAL DE SMALLANTHUSSONCHIFOLIUS. (1129)

Mariana Campos Costa, Bárbara Carolline Ferreira, José Antônio Lopes de Sousa (Orientador), Fernanda Aires Guedes Ferreira (Coorientador)

E.E. Manoel Antônio de Sousa, MATEUS LEME, MG

 

BIO - 203 Botânica O INCRÍVEL QUIABO - NA MEDICINA ELE GANHOU SUPERPODERES (437)

Letícia Vinhal Pereira, Matheus Pains Soares Santana, Welles Júnior de Oliveira, Andreia Cristina Fernandes Lima (Orientador)

Colégio Tiradentes P.M.M.G., PATOS DE MINAS, MG

 

SAU - 301 Medicina PIA ECOLÓGICA (1864)

Bianca Fernanda Silva, Fernanda Rodrigues Vilela, Jéssica Jacinta Silva, Jacinta Maria Silva (Orientador)

EE DR JOAQUIM VILELA, BOA ESPERANCA, MG

EXA - 107 Química

Projeto da Feira: UFMG jovem FECEB

Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace)

A Feira conta com 325 projetos desenvolvidos por 745 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de todas as regiões do País. Os projetos oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Febrace é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia. Durante a feira, os projetos são avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganham medalhas, bolsas de iniciação científica do CNPq, certificados e estágios, entre outros prêmios. Também são selecionados estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF).