Onze escolas estaduais fazem apresentações artísticas a partir de ações desenvolvidas no Programa Educacional de Atenção ao Jovem
Durante esta sexta-feira (07), alunos de 11 escolas estaduais ligadas à Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, participam da ‘Mostra Programa Educacional de Atenção ao Jovem e Projeto de Desenvolvimento Profissional’. O encontro é realizado no Conservatório Estadual de Música Doutor José Zóccoli de Andrade, em Ituiutaba, e é aberto à comunidade escolar.
Durante o dia quem visitar o espaço terá a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas escolas dentro do Projeto que estimula o protagonismo Juvenil no espaço escolar e na comunidade em que vive. Apresentações artísticas nas áreas da dança, da musica e do teatro integram a programação.
Entre os trabalhos que serão apresentados no decorrer do dia está uma peça de teatro desenvolvida pelos alunos da Escola Estadual Professor João Gonçalves de Oliveira, localizada no município de Cachoeira Dourada. A temática da apresentação será o Bullying.
Na história um personagem é vítima de discriminação por sua cor e por morar em uma fazenda. Após passar por uma série de provações em sua vida ele passa por uma reflexão e descobre no Programa Educacional de Atenção ao Jovem a oportunidade mudar os rumos de sua vida.
“Os alunos que participam do Peas têm que ser exemplo dentro e foram da escola. Além de ser um bom aluno, ele deve conversar bem e ter uma proposta de trabalho e liderança com a comunidade”, explica o estudante do 3º ano do ensino médio, Waldivino Rosa da Silva Neto.
De acordo com a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba, Ises Maria Gomes Cintra, o encontro das escolas para a apresentação de seus trabalhos na área do protagonismo, destaca o importante papel que o aluno pode exercer em sua escola e na comunidade em que vive. “Além de desenvolver o protagonismo juvenil, o Peas também desenvolve no currículo a ética, a estética e a autonomia dos jovens para que eles saibam se livrar dos apelos das drogas e outras ameaças presentes do mundo. É um programa que forma o aluno com uma educação integral”, ressalta.
Peas Juventude
O Programa Educacional de Atenção ao Jovem coloca o estudante como fonte de soluções, de iniciativas, de compromisso e soluções para a sua comunidade. O objetivo central é a promoção do desenvolvimento pessoal e social do adolescente através de ações de caráter educativo e participativo. O Peas trabalha em três áreas: sexualidade e afetividade; formação cidadã; mundo do trabalho e perspectiva de vida. A partir dessas linhas, as escolas escolhem um tema, um professor e um grupo de alunos são capacitados e depois repassam o conteúdo aos outros colegas.
Projeto de Desenvolvimento Profissional
O Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores foi criado em 2004. Ele projeto surgiu com a intenção de promover o desenvolvimento profissional de educadores, com a realização de atividades individuais, ações em grupos, leitura de textos e novas orientações a partir das tarefas e elaboração de projetos comuns de trabalho.
A construção do projeto pedagógico a ser desenvolvido nas escolas é feita por um grupo de professores denominado de Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP).