Duas estudantes da rede estadual de ensino levaram os primeiros lugares em Histórias em Quadrinhos e Poesia

O Ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, entregou nesta quarta-feira, 5, em Brasília, o XII Prêmio Denatran de Educação de Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito para estudantes de todo o Brasil. Entre os premiados, estiveram quatro alunos mineiros dois deles pertencentes a rede estadual de ensino de Minas Gerais. Os primeiros colocados receberam troféus, prêmios em dinheiro e certificados.

A aluna Paola Coura Guizalberte ao lado do Ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro (c), autoridades e alunos premiados. Foto: Ana Flávia Coura

A estudante do 6º ano da Escola Estadual Albano de Oliveira, Paola Coura Guizalberte, criou um projeto na categoria História em Quadrinhos, e levou a melhor no concurso que premiou também iniciativas ligadas poesia, conto, elaboração de desenho, produção artística, paródia e mosaico, com o tema “Meu Olhar para o Trânsito”.

Segundo a jovem estudante, os 11 quadrinhos de sua autoria foram criados pensando também nos problemas de tráfego das grandes cidades brasileiras. “Montei uma história sobre a minha cidade (Marmelópolis), como surgiu a primeira estrada, e sobre aquela que está sendo asfaltada. Falei sobre as placas (de sinalização) de trânsito, sobre a importância de não beber antes de dirigir e de respeitar a passagem dos pedestres, que as vezes dão maltratados no trânsito”, contou a aluna.

A primeira colocação nacional no concurso do Denatran rendeu a Paola, um prêmio simbólico em dinheiro que segundo ela será guardado para cursar a faculdade de engenharia que já almeja para o futuro. Em 2011, a aluna conquistou também uma medalha de ouro, pela participação no concurso de redação “Mais perto dos livros, mais longe das drogas”, pertencente ao do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, e que em Minas Gerais com a parceria da Secretaria de Estado de Educação.

A mãe de Paola, Ana Flávia Coura, que é também professora de História da Escola Estadual Albano de Oliveira, a única da cidade de três mil habitantes contou sobre a premiação e sobre a importância de iniciativas como esta. “Várias autoridades estiveram presentes para prestigiar o trabalho dos alunos. Todos se mostraram amigos e interessados nos trabalhos que foram expostos em banners. Em 2006, fui premiada pela Denatran na categoria experiência pedagógica, e a premiação mostra que é possível”.

A aluna Priscila Machado de Oliveira do 8º ano da Escola Estadual Vírgilio de Melo Franco, de Paracatu, levou o terceiro lugar nacional pelo projeto em Poesia.
Para a professora e orientadora da aluna Fabiana Araújo, “é relevante o tema. Vivemos em um período de grande violência, principalmente no trânsito. Pessoas imprudentes arriscam suas vidas e as das outras pessoas, não respeitam os pedestres nem mesmo os motoristas”, diz a professora.

O concurso foi aplicado em escolas de todo o Brasil e desenvolvidos por alunos de todos os níveis escolares aptos a participarem. Os professores ficaram responsáveis pela recolha dos trabalhos e repasse para o Denatran.

Também foram premiadas as alunas mineiras, Gazielle Leite de Souza, da Escola Municipal Doutor Viriato Mascarenhas, que conquistou o primeiro lugar na categoria “Conto”, e Thalyta Soares de Souza, primeira colocada em “Poesia”.