Encontro tem entre os seus objetivo discutir estratégias de melhorias para a educação

Entre os dias 04 e 06 de dezembro, a experiência mineira em alfabetização estará sendo apresentada no ‘Education First Mini-Cimeira’, no Timor-Leste.  O evento, que reúne representantes de países como Finlândia, Coréia do Sul e Brasil, tem entre seus objetivos discutir estratégias de melhorias para a educação.

“Cada país vai apresentar sua experiência em um aspecto da educação. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vai falar o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). O Timor-Leste é um país que está investindo muito no desenvolvimento e todos sabemos que o desenvolvimento passa pela educação. Acredito que Minas Gerais foi escolhida pelo trabalho que tem conseguido fazer na área da alfabetização e pelo sucesso conquistado pelo PIP”, ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Uma das escolas que contam com o Programa de Intervenção Pedagógica e a Escola Estadual Necésio Tavares, em BH. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Durante o evento, também serão discutidos os sistemas de ensino na região Ásia-Pacífico, a experiência da Coréia do Sul na área da educação e sua ligação para o sucesso econômico e os desafios e ações para realizar intervenções no sistema educacional do Timor-Leste.

Acompanhamento pedagógico

O Programa de Intervenção Pedagógica, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, atua em todos os anos do ensino fundamental. Analistas educacionais e especialistas que atuam na sede e nas Superintendências Regionais de Ensino realizam visitas periódicas às escolas. Nessas agendas, esses profissionais auxiliam os educadores na elaboram ações pedagógicas com o objetivo de elevar o aprendizado dos estudantes.

As ações do Programa são realizadas a partir dos resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).