Capacitação será realizada durante esta semana e terá carga horária de 40 horas

Entre os dias 03 e 07 de dezembro, ocorre o ‘Encontro de Formação das Equipes Regionais do Programa de Intervenção Pedagógica’. A capacitação tem uma carga horária de 40 horas e é destinada a aproximadamente 900 analistas educacionais e especialistas que atuam no PIP. O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas ao longo de 2012, além de refletir sobre as diretrizes do Programa para o próximo ano.

Durante a abertura do evento, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância do encontro. “Eventos como esse são importantes para refletirmos sobre o trabalho realizado. Além disso, é uma importante oportunidade para trocarmos experiências”.

A conferência de abertura terá como tema ‘Todo livro tem de estar onde o leitor está!’. Ela será ministrada pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Aparecida Paiva. O encontro também contará com palestras, oficinas e minicursos.

Entre as prioridades do Programa de Intervenção Pedagógica estão o desenvolvimento das habilidades de leitura  e escrita em crianças até os oito anos de idade. Foto: Arquivo SEE

Outros temas serão debatidos durante o encontro: ‘A gestão de processos criativos – as contribuições do teatro’; ‘Ética em educação’; e ‘Consolidando a leitura no ciclo complementar (4º e 5º anos)’.

Formação continuada

A formação dos educadores que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica é necessária, uma vez que esses profissionais atuam nas escolas. A partir de visitas periódicas, as equipes do PIP auxiliam os professores na elaboração e avaliação de práticas pedagógicas adotadas no ensino fundamental.

O Programa foi implantado pela Secretaria de Estado de Educação em 2007 e vem, desde então, obtendo avanços nos resultados das avaliações externas do Programa de Avaliação da Alfabetização e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica. Outra contribuição do Programa está no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Em avaliação realizada em 2011, Minas possui o índice 6.0 nos anos iniciais do ensino fundamental, o primeiro lugar no Brasil.