Encontro reúne cerca de 500 participantes, na Cidade Administrativa
Um momento para proporcionar o intercâmbio de experiências entre as escolas estaduais de Belo Horizonte, região metropolitana e Ouro Preto para a promoção da cultura da paz no ambiente escolar. Tem início hoje, o V Fórum de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz) que é realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa. São mais de 500 participantes no encontro que será realizado até a próxima sexta-feira (30).
“Cada um dos diretores de escolas presentes tem a sua realidade na escola em que trabalha. Porém, nossas angústias e busca por soluções são comuns. Queremos que o encontro seja a continuação de uma caminhada que fortaleça essas gestões e que nos ajude a entender o contexto da escola, a interação com os parceiros, a ampliar o leque de parcerias da educação com outros setores da sociedade para promover a cultura da paz”, deseja a secretaria adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
O Fórum conta com a participação de diretores e vice-diretores de escolas, técnicos das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, além de representantes de diversos órgãos do poder público.

O desejo de agregar conhecimentos sobre a área de mediação de conflito nas escolas também está presente na diretora da Escola Estadual Olívia Pinto de Castro Leite, Patrícia Pego Fernandes. “É uma iniciativa positiva. Minha escola atende cerca de 500 alunos dos anos iniciais do ensino fundamento. Pelo público atendido, a nossa maior preocupação não é com a situação de violência na escola, pois não temos. A nossa preocupação está em trabalhar a paz com esses alunos para que no futuro sejam cidadãos conscientes, uma vez que estamos situados em uma área de vulnerabilidade social de Belo Horizonte”.
Forpaz
O Forpaz é fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais, responsável pela criação do Forpaz, em 2007. A rede formada a partir destes parceiros iniciais busca atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.