Forpaz apresenta experiências bem-sucedidas de prevenção e enfrentamento da violência no ambiente escolar
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) chega ao Sul de Minas nesta quarta-feira, 21 de novembro. A rede que discute e propõe soluções para a promoção de uma cultura da paz nas escolas de Minas Gerais realiza seu IV Fórum regional, que acontece no Clube Itajubense (Praça Teodomiro Santiago, 126, Centro) nesta quarta e quinta-feira, dia 22.
O Forpaz é fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais, responsável pela criação do Forpaz, em 2007. A rede formada a partir destes parceiros iniciais busca atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.
O Fórum Regional começa na quarta-feira, às 8h30, com representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá e da Defensoria Pública de Minas Gerais em debate com cerca de 400 pessoas. São membros das comissões de mediação de conflitos e outros técnicos das Superintendências Regionais de Ensino de Itajubá, Campo Belo, Caxambu, Poços de Caldas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Pouso Alegre, Varginha, além de diretores das escolas locais, secretários municipais de educação e outros parceiros da rede pela paz nas escolas. Na programação haverá espaço especial para a apresentação de iniciativas já em prática em escolas da rede estadual. A Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, localizada no município de Piranguinho, realiza um trabalho de mediação de conflitos, já a Escola Estadual Florival Xavier, de Itajubá, trabalha com a articulação em rede.
Temas técnicos são abordados de maneira clara por especialistas, como, por exemplo, o modo de agir da escola diante da prática de Ato Indisciplinar e Ato Infracional. A palestra será ministrada pelo defensor público da Defensoria Especializada da Infância e Juventude, Wellerson Eduardo da Silva Corrêa. Não apenas defensores públicos, mas promotores (público e da Vara da Infância e da Adolescência) estarão a frente em momentos específicos da programação. As atividades, na quarta e quinta-feira, ocorrem das 8h30 às 17h30 e das 8h às 17 horas, respectivamente.
Rede Forpaz
A rede pela cultura da paz nas escolas também inclui: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Secretaria de Assistência Social; Promotoria da Infância e Juventude; Poder Judiciário; Associação de Pais de Alunos; Instituições Religiosas; Conselhos de Segurança Pública (CONSEPS); Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Associação de Moradores do Bairro; Polícia Civil; Polícia Militar; Guarda Municipal de Belo Horizonte; Superintendências Regionais de Ensino (SREs); Secretaria de Estado de Educação (SEE); Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED); Senai, Sesc, Senac; Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
Para o início dos trabalhos, foi criada uma comissão organizadora com representantes das instituições acima. A comissão é responsável por discutir estratégias de promoção da paz nas escolas de Minas Gerais. Para que este debate se expanda a todo o Estado, o Fórum Regional já foi realizado, desde o mês de julho, em Juiz de Fora, Divinópolis e Patrocínio, abrangendo escolas da Zona da Mata mineira, Centro do Estado e Triângulo Mineiro, respectivamente. Na próxima semana, o Forpaz ocorrerá em Belo Horizonte.