Cerca de 440 educadores estarão envolvidos no ‘2º Seminário do Projeto Professor da Família’

Entre os dias 20 e 22 de novembro de 2012, será realizado o ‘2º Seminário do Projeto Professor da Família’, no Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na região metropolitana. O encontro vai reunir cerca de 440 educadores que atuam na iniciativa apoiando o envolvimento dos familiares nas questões educacionais. No próximo ano, o projeto, que atualmente atende mais de 4,5 mil alunos em 25 escolas estaduais será ampliado para, aproximadamente, 12 mil alunos, com atendimento em 86 escolas da rede de várias regiões do estado.

O Seminário será realizado com dois enfoques. O primeiro deles visa o treinamento e avaliação dos agentes educacionais, coordenadores locais, especialistas, diretores educacionais e analistas educacionais das Superintendências Regionais de Ensino já envolvidas no projeto.

Já o segundo enfoque será voltado para os educadores que começarão os seus trabalhos em 2013, o encontro tem como objetivo orientá-los sobre os procedimentos a serem tomados nas etapas práticas do projeto que contam com visitas domiciliares, produção de relatórios e acompanhamento dos alunos do ensino médio.

Todo o trabalho tem como meta a redução dos índices de evasão escolar, do baixo rendimento escolar e elevação da escolaridade. Todo o trabalho será articulado a partir de palestras e trocas de experiências entre as escolas que já realizam o projeto e as que ingressarão em 2013. Também haverá o relato do trabalho desenvolvido na Escola Estadual do Povoado do Taquaral, no município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha. Os participantes também poderão conhecer outras iniciativas do Governo de Minas que atam na elevação da escolaridade e podem se relacionar com o Projeto Professor da Família.

O Projeto Professor da Família começou em 2011, mas passou a ser gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012, com o objetivo de apoiar o envolvimento das famílias nas questões educacionais. A iniciativa integra o Programa Estruturador ‘Educação para Crescer’, da SEE.

Educadores envolvidos no Projeto

Na parte prática, o ‘Professor da Família’ conta com a figura do Agente Educacional que é responsável pelas visitas domiciliares aos alunos e famílias, com a elaboração de relatórios e orientando essa comunidade escolar sobre o uso da biblioteca, motivando a importância dos hábitos de leitura e incentivando o início ou retorno da família nos estudos.

O coordenador local tem entre suas atribuições orientar os agentes educacionais em suas visitas domiciliares de acompanhamento, organizar métodos alternativos de estudos para os alunos e estabelecer relação com os diretores, a supervisão escolar, as Superintendências Regionais de Ensino e Secretaria.

A sede da SEE conta com um coordenador institucional que atua na orientação do plano de ação do projeto. Em cada Superintendência envolvida também existe um analista educacional e um inspetor escolar, atuando no acompanhamento das atividades desenvolvidas na escola.