A estudante Bruna Clemente Gontijo, de 17 anos, produziu um texto sobre um dialeto da cultura de Bom Despacho
Nesta segunda-feira (19/11), a estudante Bruna Clemente Gontijo, de 17 anos, será premiada no ‘5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador’. A aluna do Colégio Tiradentes, do município de Bom Despacho, no Centro do Estado, está entre os destaques que serão homenageados no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.
“Estou muito ansiosa. Esta é a primeira vez que vou para Brasília. Durante a semana eu ainda vou ter a oportunidade de vivenciar a rotina de um senador. Vejo que hoje, os jovens estão muito desinteressados com a política. Então, espero retornar à minha cidade e trazer estímulo para os meus colegas e para Bom Despacho”, explica a estudante.
O reconhecimento de Bruna, que conquistou o segundo lugar nacional e o primeiro lugar do estado no concurso, veio a partir da produção de um texto. Intitulada ‘Minha cidade: um patrimônio imaterial’, a redação tem como tema o dialeto Tabatinga. O dialeto, que hoje é raro, no passado foi comumente utilizado entre os escravos que moravam na região.
Concurso
O ‘5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador’ é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.
Leia mais: