Durante esse ano, mais de 200 educadores foram capacitados
Na Escola Estadual Dr. Tarcísio Generoso, no município de São Francisco, no Norte de Minas, as aulas nos laboratórios de informática são as mais dinâmicas possíveis. Esses espaços são considerados a extensão da sala de aula. Nos laboratórios, os alunos têm a oportunidade de aprender, por exemplo, a enviar uma carta por email ou a estrutura um texto através de slides. A inovação da prática docente utilizando os recursos tecnológicos da computação foram apresentadas aos professores da escola em uma das capacitações ofertadas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária. Nesta terça-feira (13/11), estão sendo capacitados 15 educadores da Superintendência.
As capacitações, que acontecem em polos, têm duração de 40h e são realizadas de forma presencial e a distancia. O trabalho é realizado por meio de oficinas pedagógicas nos laboratórios de informática, utilizando aplicativos como o Writer, Impress, Calc, entre outros.
O objetivo do curso é que o servidor capacitado possa inovar sua prática docente utilizando os recursos tecnológicos da computação, elaborando planejamentos e atividades a serem executados no laboratório de informática com o intuito de possibilitar o ingresso dos nossos alunos no mundo tecnológico, bem como tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, viabilizando ao aluno apreender e assimilar melhor os conteúdos.

Segundo a analista educacional da Superintendência, Lílian Gleisia Alves dos Santos, as capacitações estão auxiliando os professores a encontrar novas alternativas de ensino. “Os educadores estão gostando muito, porque o que eles fazem muito hoje é navegar na internet. Mas quanto o uso dos aplicativos eles tinha dúvida. Com os cursos estamos incentivando professores das diferentes disciplinas a usar os laboratórios de informática”.
Desde o mês de fevereiro até novembro foram capacitados profissionais de 98% dos municípios da regional, o que representa cerca de 220 servidores. Entre eles a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Dr. Tarcísio Generoso, Avay Vieira dos Santos. “Tudo que aprendemos é sempre bem vindo. Durante a capacitação aprendi a utilizar recursos que antes não sabia”.
Os educadores que participam da capacitação são certificados pela SRE de Januária, mediante execução de um planejamento com duas turmas de alunos, comprovados por meio de envio de planejamento e relatório.