Encontro da categoria Memórias Literárias acontece em São Paulo e conta com a participação de doze alunos mineiros

Até a próxima quarta-feira (14), doze alunos de escolas das redes estadual e municipais de Minas Gerais e seus professores participam da etapa regional da categoria ‘Memórias Literárias’, da ‘Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro 2012’. A fase regional tem por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e a visão de mundo dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. A competição é realizada em São Paulo e começou na última segunda-feira.

Durante o encontro, os alunos autores dos textos semifinalistas e seus professores têm a oportunidade de aperfeiçoar seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada. Os textos aprimorados concorrerão à etapa nacional da competição.

No mês de novembro, acontecem quatro encontros regionais. Um para cada categoria. Além da reunião da categoria ‘Memórias Literárias’, que está sendo realizada, já foi realizado, nos dias 05 a 07 de novembro, o encontro da categoria ‘Crônica’. Já os selecionados na categoria ‘Poema’ se reunirão em Fortaleza, nos dias 20 e 22 de novembro e nos dias 27 e 29 de novembro acontecerá, em Belo Horizonte, o encontro dos semifinalistas na categoria ‘Artigo de Opinião’. Minas Gerais terá 12 representantes de escolas estaduais e municipais em cada um dos encontros regionais.

Ao todo, os encontros contarão com a participação de 500 estudantes de todo o Brasil. Na fase regional, serão selecionados pelas Comissões Julgadoras Regionais até 152 textos finalistas em todo o país, sendo 38 de cada categoria. Os textos vencedores devem ser conhecidos no mês de dezembro.

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A competição é realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa oferece formação a professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.

Minas Gerais na competição

No encontro regional da categoria ‘Crônica’, o texto da estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Antônio Correa de Oliveira, em Araxá, Victória Renata Borges Ordonez, foi selecionado para a etapa final da competição. O texto chamado de ‘Um vagalume ao meio dia’ retrata a história de uma servidora da escola que faz monitoramento do fluxo de alunos no trânsito, localizado nas proximidades da escola, durante a troca de turno. A aluna da Escola Estadual Anita Ramos, no município de Douradoquara, Roberta Oliveira Amorim, também teve seu texto selecionado para a etapa final.

Leia Mais:

Um olhar atento ao dia-a-dia