Concurso voltado para práticas educacionais que fazem uso de tecnologias sociais é promovido pela revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil
Professores de escolas da rede pública de todo o país podem se inscrever até o dia 26 de novembro para o ‘3º Concurso Aprender e Ensinar- Tecnologias Sociais’. A iniciativa que visa reconhecer, apoiar e disseminar o uso de tecnologias sociais na educação selecionará seis vencedores, entre 64 finalistas, para participarem do Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia.
Para se inscrever, o professores interessados deverão preencher um formulário online na página eletrônica do concurso.
Entre os itens a serem informados pelo participante estão: o nível de escolaridade para a qual o educador leciona, a disciplina e se usa alguma tecnologia social na educação.
Entre as iniciativas premiadas nas edições anteriores estão a construção de um forno solar, uma horta de ervas medicinais feita pelos alunos, professores e comunidade, a criação de uma moeda verde para troca de materiais recicláveis e um programa de inclusão de crianças surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo os organizadores do concurso “muitos professores já utilizam tecnologias sociais (TS) em suas aulas e nem imaginam. As TS são soluções simples e de baixo custo, desenvolvidas com o envolvimento dos alunos, professores e comunidade escolar, como os pais e vizinhos da escola. Outro aspecto das TS é que elas buscam o desenvolvimento local com transformação social e podem ser reaplicadas em qualquer lugar”.
O professor já inscrito deve efetuar a ‘Certificação’, respondendo a duas perguntas sobre a iniciativa desenvolvida ou que pretende realizar na escola, sendo elas: O que você desenvolve ou pretende desenvolver na sua escola para aproximar os estudantes, os demais professores ou a comunidade do tema tecnologia social? Como a tecnologia social é ou pode ser utilizada no processo pedagógico da sua sala de aula, escola ou comunidade?
A proposta apresentada pelo educador deve envolver, obrigatoriamente, estudantes da escola. Exibição de filmes e vídeos, palestras, debates e ações dentro e fora do espaço escolar estão entre as iniciativas que podem integrar a ação apresentada pelo professor.
Premiação
Os 64 finalistas selecionados participarão de um seminário sobre tecnologia na educação, em Brasília e serão contemplados com um tablet e um troféu. Neste seminário, serão anunciados os seis vencedores do concurso, que irão a Tunísia para participar do Fórum social Mundial que acontecerá entre os dias 23 a 28 de março de 2013.
Também podem participar os educadores que atuam nos institutos federais, escolas técnicas públicas, Educação de Jovens e Adultos e Organizações NãoGovernamentais.
Os educadores que se inscreverem no concurso, ganharão uma assinatura da revista Fórum até abril de 2013, um livro sobre a temática, além de passarem a fazer parte da rede de educadores ‘Aprender e Ensinar’.
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo e-mailcontato@aprenderensinarts.com.br ou pelo telefone (11) 3813-1836.