Participantes deverão apresentar informações complementares à inscrição já realizada
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou na última terça-feira (06/11) o edital de retificação do concurso Vestibular 2013. O documento, que está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), visa implementar a Lei nº 12.711, chamada Lei de Reserva de Vagas (Cotas). Apesar das mudanças, as datas das provas foram mantidas no período de 13 a 20 de janeiro de 2013.
Todos os candidatos inscritos no vestibular 2013 da UFMG devem acessar o site www.ufmg.br/copeve para complementar informações referentes à inscrição. O acesso será feito pelo número de controle e senha. Na página, o inscrito deverá optar por uma das cinco modalidades de vagas definidas pela legislação. O período para a realização desse procedimento será de 12 a 18 de novembro de 2012. O candidato que não fizer a opção concorrerá, automaticamente, às vagas de livre concorrência.
Como não haverá abertura de novas inscrições, os candidatos que optarem pela reserva de vagas deverão encaminhar à UFMG a documentação comprobatória de escolaridade e renda (se for o caso). Essas informações deverão ser repassadas via Correios até o dia 19 de novembro. Os documentos estão listados na portaria normativa, também disponível no site www.ufmg.br/copeve.
O resultado provisório da análise dessa documentação será divulgado no dia 17 de dezembro.
Modalidades de vagas
1 - egresso de escola pública, que se declare preto, pardo ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta;
2 - egresso de escola pública, que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
3 - egresso de escola pública que se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
4 - egresso de escola pública que não se declare preto, parto ou indígena e que tenha renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo;
5 - livre concorrência - concorrerão nessa modalidade todos os candidatos, incluindo aqueles que optarem pela reserva de vagas, desde que tenham nota suficiente.
Lei de cotas
De acordo com a legislação, em 2013, a Universidade deveria aplicar o percentual mínimo de contas que é de 12,5%. O valor representaria 862 vagas do total de 6.670 vagas para entrada em 2013. Porém, ao aplicar esse percentual de reserva sobre as cinco modalidades de vagas, alguns cursos da UFMG não teriam nenhuma vaga em algumas modalidades. Para esses casos, a Universidade optou pela retirada de pelo menos uma vaga da livre concorrência para a reserva, de modo a atender todas as cinco categorias. Com essa determinação, o percentual de vagas reservadas será de 13,67%, ou 912 vagas reservadas do total de 6.670. As demais 5.758 serão de livre concorrência.
Com a Lei de Cotas a Universidade Federal de Minas Gerais extingue o Programa de Bônus que desde o Vestibular 2009 acrescentava 10% às notas do candidato que tivesse cursado todo o ensino fundamental e médio em escola pública, e 15% para aquele que ainda se autodeclarasse negro ou pardo.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais)