Encontros são realizados durante esta terça-feira e têm como objetivo a discussão de estratégias para promoção da paz no ambiente escolar
Durante esta terça-feira (06/11), as Superintendências Regionais de Ensino de Ubá, na Zona da Mata, e Janaúba, no Norte de Minas, realizam Fóruns sobre mediação de conflitos no ambiente escolar. Durante os encontros, que têm como público educadores da rede estadual, privada, representantes do poder público e das comunidades locais, serão discutidas ações a partir de uma articulação em rede para a promoção de uma cultura de paz nas escolas. Esta é a primeira vez que as regionais realizam um encontro com foco na temática.

Em Ubá, o ‘I Fórum de Mediação de Conflitos’ (Forpaz) da regional conta com a participação de 200 pessoas. Durante a agenda, os participantes assistirão a uma palestra sobre ‘Mediação de Conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças’, ministrada por Defensores Públicos da cidade. A abordagem da mediação como processo alternativo para instrumentalizar a paz foi conduzida pela diretora da regional de Ubá, Gislene Maria Bicalho.
“Nós já temos os parceiros na busca da promoção da paz. Agora temos que conhecê-los para que a escola possa saber a quem acionar quando for necessário. Por exemplo, em uma situação de prevenção, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) deve ser acionado. Já em um caso em que houve uma violação de direitos, a procura deve ser pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”, exemplifica a inspetora escolar e mediadora de conflitos da regional de Ubá, Leíse de Paula Reis Lima.

No Norte de Minas, a Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, também realizará o seu ‘I Seminário de Mediação de Conflitos’. O encontro, que ocorre no Centro Cultural Marli Sarney, é destinado a 500 pessoas. Na ocasião, a diretora da regional, Maria Eni Santos Froes, palestra sobre a ‘Mediação de Conflitos: uma proposta de pacificação das relações sociais e educacionais’. Outra palestra com foco nas relações interpessoais será ministrada no encontro.
“Estamos lançando esta ideia na regional. Trata-se de uma conjuntura, que não é possível ser trabalhada apenas pela educação. Todos os presentes neste seminário serão responsáveis por fazer o repasse das discussões em suas escolas ou outros ambientes em que trabalham”, explica a supervisora regional de educação e coordenadora do seminário na Superintendência, Rosilene Aparecida Silva Alves.
Orientações pedagógicas
O ensino fundamental e o ensino médio também serão temas do encontro. Diretores, professores e especialistas de educação básica das 97 escolas estaduais da SRE de Janaúba também assistirão, ao longo do dia, à palestras sobre ‘Ensino Médio em Minas Gerais - Desafios e Perspectivas’, com a coordenação da superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho de Oliveira, e ‘O Processo de Ensino Aprendizagem - Construindo Relações na Sala de Aula e na Escola ‘, ministrada pela superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.