Discussões sobre promoção da paz nas escolas, repasse; execução e prestação de contas de recursos de caixa escolar, educação especial, patrulha e sistema de avaliação foram alguns dos temas vistos por gestores escolares de Sete Lagoas, nestes dias 29 e 30 de outubro.

Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas, Adriana Márcia Ribeiro Ferrari, “o objetivo é socializar, discutir e esclarecer sobre diversos assuntos direcionados aos gestores educacionais das instituições escolares estaduais, jurisdicionadas a essa Superintendência. Momentos como esses tem significativa relevância, uma vez que propiciam interação, troca de experiências e, consequentemente, maior sintonia de filosofia de trabalho dos gestores e das práticas administrativas e educacionais desenvolvidas pelos mesmos nas escolas em que atuam”.
A diretora Rosana Tómaz, Escola Estadual José Evangelista França definiu como satisfatório o encontro que ao seu ver primou pela participação ativa de todos os diretores. “Tivemos uma maior abertura para questionar aquilo que executamos diariamente. Fomos muito bem recebidos”, contou Rosana, que autuou como multiplicadora de experiências na promoção da paz escolar. A gestora que participou do Forpaz – edição Divinópolis, ajudou a montar um teatro que simulou situações de conflito e possíveis mediações. “Discutimos quem pode e deve participar agir nestas situações e fizemos o estudo de setes de casos, em grupos pequenos. E o feed back foi interessante. Fizemos as devidas apreciações, e depois confrontamos nossas opiniões e pareceres. Os diretores que participaram, inclusive, como atores gostaram muito”, relatou a diretora, que esteve acompanhada de outros quatro gestores e dois professores para encenar a dinâmica.
Educação especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, foi outro tema lembrado pelos diretores como destaque entre as palestras da programação. A forma de elaboração de laudos, o tipo de suporte que pode ser requisitado em caso de empecilhos foram abordados na ocasião.
O diretor da Escola estadual João Fernandino Junior contou que foi de grande valia a palestra de Silas Fagundes sobre recursos financeiros, repasse e execução de caixa escolar no âmbito das discussões de gestão educacional e financeira que também trouxe para os educadores e gestores informações de reforço sobre o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).
“Os temas que vimos aqui nestes dois dias foram muito bem elaborados. O palestrante, Silas Fagundes tem um domínio muito grande de legislações, e suas experiências nos fez enxergar situações reais. Como lidar e fazer um processo licitatório foram esclarecimentos bastante úteis. Sabemos que existes conseqüências legais para um processos de licitação mal executado”, avaliou.
Para o diretor da Escola Estadual Capitão João Lucio do Carmo, Cristiano Lessa, “o mais importante de capacitações e encontros como este, promovido pela SRE de Sete Lagoas promoveu, é que os conhecimentos e aprimoramentos que os diretores agregam aqui chegam na ponta, ou seja para o aluno. O produto final destes projetos discutidos aqui, são melhorias que deverão ser levadas e implementadas na escola. Agir e conscientizar todos na comunidade escolar para que multipliquem estas novas ideias que formalizamos”, concluiu Lessa.
Uma palestra sobre Liderança, intitulada “A arte do Convívio” foi promovida na abertura do encontro, pelo psicólogo Neilson Abreu Ferreira. Os diretores tiveram ainda, a oportunidade de se confraternizarem, ao longo destes dois dias, em dinâmicas e coffee breaks apelidadas de “Manuelzão”, o personagem de Grande Sertão Veredas.