Encontro é realizado com gestores de escolas estaduais da Superintendência de Muriaé

O dinamismo da sociedade atual também reflete no campo da educação. Nas escolas, os gestores devem estar preparados para o acompanhamento da rotina pedagógica. Com foco nesses profissionais, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, ministrou a palestra ‘A arte de liderar e construir excelência em educação’, na manhã de hoje. O encontro, que continua no período da tarde é realizado na Escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos, em Muriaé, na Zona da Mata. Ao todo, mais de 100 pessoas participam da capacitação.

“Apesar de ter a gestão das áreas administrativa e financeira, é na área pedagógica que deve ser o foco de trabalho do diretor. A palestra frisou muito que o diretor, enquanto gestor pedagógico que promove a aprendizagem do aluno”, lembrou a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé. Pela regional, o encontro conta ainda com a participação dos inspetores e analistas educacionais.

Características como visão integradora, proatividade, criatividade e foco, devem fazer parte do perfil desse profissional e serão ressaltadas durante todo o dia com os 33 diretores participantes do encontro. Entre eles está a diretora da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, em Muriaé, Mirela Paula Lopes Laviola. “Um gestor exerce sua liderança ao realizar o seu trabalho com amor e dedicação. Como lideres da educação, devemos saber que todo o foco do nosso trabalho deve estar no aluno.”, lembra.

No período da tarde, o encontro terá foco na elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas estaduais que será realizado a partir de 2013. As orientações para a esta ação, em desenvolvimento em todo o Estado, serão traçadas pelas escolas, de acordo com os níveis de escolaridade que atendem. “Acredito que um projeto bem sucedido será aquece construído de forma coletiva, democrática e participativa. Então, nós gestores deveremos ter esse cuidado ao elaborar o projeto, pois ele dará suporte para todas as atividades desenvolvidas pela escola na área pedagógica”, ressalta o diretor da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, no município de Miradouro, Marcelo Macedo Meireles.

Parceria com os municípios

Além dos diretores dos educadores da rede estadual de ensino, o encontro desta quarta-feira conta com a participação dos secretários municipais de educação dos 14 municípios que integram a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé. A capacitação tem ainda um especialista de cada rede municipal de educação.