Oportunidades para mútuo conhecimento fortalecem vínculo e confiança entre sede e servidores

Em uma sala do terceiro andar da rua Olegário Maciel, em Passos, a rotina não é a mesma. A engenheira Marlene Esper de Oliveira, há três anos servidora na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, avalia as planilhas de obras nas escolas da Regional ao lado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. A mudança na programação não é aleatória, trata-se da 27ª visita da secretária às 47 Superintendências de Ensino de Minas Gerais.

A profissional, que fala com entusiasmo do trabalho que a rede física tem realizado na região, gostou da novidade. “Achei o máximo, gostaria de ter mostrado mais, o antes e o depois, pois é quando você percebe que foi tudo feito para os alunos com muito carinho e que a rede física está em consonância com o projeto pedagógico”, contou.  A secretária de Educação se reuniu com a equipe de 103 profissionais da SRE, esclarecendo dúvidas como reajustamento funcional, férias-prêmio, entre outras questões.

Marlene Esper, da equipe da infraestrutura, aproveita presença da secretária para compartilhar avanços. Foto: Suéllen Valverde ACS SEE

O analista educacional do PIP (Programa de Intervenção Pedagógica), Charles Formagio Silveira, há um ano na Superintendência, vê na oportunidade um incentivo. “Com as visitas, podemos saber que a SEE está trabalhando em função de melhorias para o servidor e isso nos faz sentir mais acolhidos e cientes da nossa importância para a Educação”, relatou.

A reunião com os 52 diretores das escolas estaduais, localizadas em 16 municípios diferentes, aconteceu em um local emblemático para a Secretaria: em um auditório do 12º Batalhão da Polícia Militar, a poucos metros do Colégio Tiradentes da PMMG de Passos, instituição com o melhor Ideb da rede estadual nos anos finais do ensino fundamental – 6,7.

A secretária Ana Lúcia Gazzola destacou os bons resultados educacionais obtidos na região. “Esta Superintendência têm escolas de alto destaque em todo o país como, por exemplo, o Colégio Tiradentes, mas mesmo as escolas com desempenho menor têm bom desempenho acima da média do Estado. Também é uma SRE onde os alunos se destacam nas Olimpíadas de Matemática, nos concursos de redação e em vários outros programas”, pontuou.

Secretária posa com equipe do PIP em Passos. Foto: Suéllen Valverde ACS SEE

Orgulhosa destes bons resultados, a diretora Celeste Bittencourt Reis, da Escola Estadual Rodolfo Almeida, em Formiga, chama a atenção para sua aluna Bruna Cássia Ferreira, única mineira em 40 classificados a participar da 2ª etapa da Maratona de Química, realizada na última semana em Recife. A Escola Rodolfo Almeida conta com 1.170 alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio – nível cursado por Bruna. Sobre a reunião, a educadora, há 36 anos na Secretaria de Educação, destaca a reunião como uma rara oportunidade em todo este tempo de carreira. “Nunca tive contato tão direto com a secretária de Educação, mas com a Ana Lúcia já é a segunda vez. Essa informação direta nos transmite mais segurança, estou levando respostas para os servidores de minha escola”, ressaltou.

Além de responder a todos os questionamentos, a secretária ainda anunciou aos diretores a abertura de mais 717 turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no estado e o esforço pela ampliação da educação profissional na região. “Queremos investir muito nos cursos técnicos, não só para dar apoio à indústria local, ao comércio e a todas as atividades econômicas, mas para criar alternativas reais pros jovens: para os que quiserem ir à universidade poderem concorrer aos vestibulares, e para os que tiverem outras ambições poderem ter formações técnicas de qualidade”, completou Gazzola.