Bruna Clemente Gontijo produziu texto sobre a Língua Tabatinga, utilizada pelos escravos no período do ciclo da mineração
Conhecida como ‘Cidade Sorriso’ por suas belezas naturais e hospitalidade dos mais de 37,7 mil habitantes, Bom Despacho, no centro do Estado, também guarda outra riqueza em sua história. A língua Tabatinga, que hoje é rara, no passado foi comumente utilizada entre os escravos que moravam na região, no período do ciclo da mineração. Pensando em resgatar esse patrimônio imaterial, a estudante Bruna Clemente Gontijo, de 17 anos, produziu uma redação intitulada ‘Minha cidade: um patrimônio imaterial’. O trabalho de reconhecimento e resgate cultural feito pela estudante do Colégio Tiradentes da cidade, está entre os premiados no ‘5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador’. A redação conquistou o segundo lugar nacional e o primeiro no estado de Minas Gerais.
“A Língua da Tabatinga era muito falada em um bairro pobre de Bom Despacho, que foi o primeiro bairro da cidade. Ela surgiu entre os escravos que vieram fugidos de cidades da região e ficavam aqui. Com o decorrer do tempo, essa língua foi se perdendo. Hoje, são poucos os falantes da Tabatinga. Alguns habitantes apenas arriscam algumas palavras”, comenta Bruna Clemente Gontijo.

Com a redação, a estudante ficou em segundo lugar nacional no concurso que teve em sua última etapa 27 redações, sendo uma representante de cada unidade federativa, mais o Distrito Federal. Esses representantes serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.
As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional, como o Colégio Tiradentes de Bom Despacho, ainda serão premiadas com computadores para uso coletivo. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro. A cerimônia de entrega será realizada no Palácio do Congresso Nacional. “Fiquei muito feliz com o resultado. Feliz por mim, pela minha escola e por minha cidade. Quero que as futuras gerações também possam conhecer esse patrimônio”, finaliza a estudante.
Concurso
O ‘5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador’ foi realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do Programa. Outra parceira no projeto é a Consultoria Legislativa do Senado.