Por meio do Museu Itinerante Ponto UFMG escolas terão acesso a diferentes atividades que envolvem o corpo humano, sentidos biomas, entre outros
Em Minas Gerais, a 9º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada entre os dias 15 e 19 de outubro, vai contar com a participação das escolas mineiras.
Durante toda semana, o Museu Itinerante Ponto UFMG estará estacionado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e contará com a visita de, aproximadamente, 18 mil alunos de escolas públicas e particulares de 30 cidades mineiras.
A iniciativa, que é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi lançada nesta segunda-feira (15-10) pelo Governador Anatonio Anastasia e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
O Museu Itinerante Ponto UFMG está distribuído em um espaço de 800 metros quadrados e a exposição científica está dividida em seis salas – Útero, Sentidos, Biomas, Projeção 3D, Submarino e Cidades – além de um palco. Ainda haverá uma exposição externa, com diversos experimentos disponibilizados articulando diferentes áreas do conhecimento e exibição de vídeos sobre os biomas brasileiros.

Os visitantes também poderão participar do Concurso “Eu Curto Ciência e Tecnologia”, que consiste na elaboração de vídeos de, no máximo, um minuto sobre o tema “Ciência e Tecnologia”. Os melhores exibidos serão exibidos no evento e na página do Facebook do Museu (facebook.com/MuseuItinerantePontoUfmg).
Dentro da programação da SNCT na Cidade Administrativa, haverá ainda sessões de bate papo científico com professores da UFMG, contação de histórias, intervenções teatrais e a universidade das crianças, com ações específicas para os "pequenos cientistas".
A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressalta a importância de se trabalhar a ciência e a tecnologia nas escolas. “Nada mais interessante do que ver as crianças e jovens se debruçando sobre uma experiência, leitura ou sobre um jogo que faz associação com a matemática, por exemplo. Tudo isso é que vai desenvolver o intelecto e agregar conhecimento aos jovens”.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Criada em 2004 pelo Ministério, a SNCT tem como principal objetivo a difusão e a popularização da ciência. A realização da Semana conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia (C&T) de cada região. Até sexta-feira, estão previstas, em todas as regiões do país, oficinas, palestras, feiras de ciência, exposições, apresentações culturais e expedições cientificas, entre outras atividades.
Minas Gerais é o terceiro estado do país que mais programou eventos para a Semana, perde apenas para o Amazonas e Rondônia. É também o Estado com o maior número de cidades e instituições participantes. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação já contabilizou, em Minas, 2.652 eventos cadastrados, em 114 cidades, envolvendo 1539 instituições.

Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia
A abertura da a 9º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também contou com a entrega do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. Patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), consiste em medalha, certificado e um cheque no valor de R$10 mil. Este ano, o prêmio que é o mais importante reconhecimento à pesquisa básica mineira foi entregue ao pesquisador mineiro Sérgio Danilo Junho Pena, pela relevância da sua contribuição para a ciência em nível nacional e internacional.