Cerca de 150 diretores e especialista em educação participam do ‘Seminário de Intercâmbio Regional de Experiências em Gestão Escolar’

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina está disseminando práticas positivas em gestão escolar.  Durante o ‘Seminário de Intercâmbio Regional de Experiências em Gestão Escolar’, cerca de 150 diretores e especialistas de escolas estaduais, municipais e participares estão trocando experiências que podem contribuir para o bom funcionamento da escola. O encontro acontece nesta sexta-feira (05-10).

“O Seminário tem por objetivo disseminar experiências de sucesso em gestão escolar e estimular a melhoria do desempenho das instituições a partir da elaboração de práticas eficazes”, ressalta a coordenadora regional do Prêmio Gestão Escolar da Superintendência, Aline Campos Mello. Este ano, onze escolas da SRE de Leopoldina se inscreveram para participar do Prêmio Gestão Escolar.

Seminário em Leopoldina, teve foco na gestão escolar. Foto: Arquivo SRE Leopoldina

Durante o Seminário, a Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, da Secretaria de Estado de Educação, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, irá ministrar a palestra “A arte de liderar e construir excelência em Educação”.  Já a diretora da Escola Estadual Sebastião Medeiros, do distrito de Ribeiro Junqueira, em Leopoldina, irá falar das práticas desenvolvidas pela escola.

A Escola Estadual Sebastião Medeiros foi a selecionada pela Superintendência como destaque regional. Entre as práticas desenvolvidas por ela está a valorização da cultura local e de atividades diferenciadas na área da alfabetização.

Alunos também marcaram presença, com a realização de apresentação cultural. Foto: Arquivo SRE Leopoldina

Prêmio Gestão Escolar

O ‘Gestão Escolar’ é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica pública. Cada unidade da federação seleciona seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio escolhe seis finalistas, que concorrem ao título de “Referência Brasil”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.

Na edição de 2012, escola que representou o estado de Minas Gerais na iniciativa foi a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, no Norte de Minas.