Cerca de 100 educadores participam de encontro organizado Metropolitana

A Com quem a escola pode contar para a promoção da paz escolar e como viabilizar esta articulação? A pergunta é alvo de reflexão durante esta sexta-feira (28/09) no ‘I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Metropolitana A’. Cerca de 100 pessoas entre gestores de escolas estaduais, municipais, membros do poder público e da área social participam de palestras e realizam trabalhos em grupo com o objetivo de identificar os possíveis parceiros para a formação de uma rede com foco na mediação de conflitos. O encontro ocorre na Magistra, em Belo Horizonte.

Na abertura do encontro, a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, destacou a importância dos gestores escolares nesta fase inicial de articulação. “As decisões não são verticais. As sugestões das medidas a serem adotadas vêm de vocês (educadores). Precisamos construir, em nosso dia-a-dia, a aproximação das escolas com suas comunidades, em busca de ações que promovam a paz nas escolas”.

Encontro de sensibilização é um preparatório para o Fórum de Promoção da Paz Escolar que ocorerá em novembro, na região metropolitana de BH. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Temas como a cultura da paz e a mediação frente à diversidade e a postura da escola diante da prática de ato indisciplinar e ato infracional são destacados por especialistas. O momento também vai oportunizar a troca de experiências a partir de ações já desenvolvidas nas escolas de Belo Horizonte e municípios da metropolitana da capital.

“Espero sair daqui hoje com alguns direcionamentos. Que os parceiros que forem compor a rede também possam nos ajudar a aproximar as famílias das escolas, pois todos somos um grupo na busca pela paz”, deseja a diretora da Escola Estadual Augusto de Lima, em Nova Lima, Carla Inocência Valadares.

Cerca de 100 pessoas participam de encontro com foco na promoção da cultura da paz nas escolas. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Capacitação de educadores

O encontro realizado durante esta sexta-feira funciona como um preparatório para o Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) que ocorrerá no final de novembro. O evento vai contemplar educadores das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitana A, B e C e da regional de Ouro Preto. Com o Forpaz a intenção é fomentar uma articulação em rede que vão atuar na mediação de conflitos no ambiente escolar. Com esse objetivo, o Forpaz já realizou dois fóruns regionais, um no município de Juiz de Fora e outro em Divinópolis. Patrocínio, Governador Valadares, Itajubá, além da região metropolitana da capital, receberão as próximas edições.

O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.