Durante essa semana cerca de 400 mil estudantes de escolas municipais e estaduais fizeram os testes

As escolas das redes estadual e municipais de Minas Gerais encerram nesta sexta-feira (28-09) a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), avaliação desenvolvida pelo Governo de Minas. Durante essa semana, cerca 400 mil estudantes do ensino fundamental distribuídos em 853 municípios mineiros fizeram os testes.

O Proalfa é uma avaliação feita com todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental — fim do ciclo de alfabetização — e identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura, escrita, interpretação e síntese dos alunos. A última edição do teste, realizada em 2011, mostrou que 88,9% dos estudantes desse ano de escolaridade estão no nível recomendável, ou seja, sabem ler e interpretar textos até os oito anos. De forma amostral, os anos dos 2º e 4º anos também fazem as provas.

Segundo a superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inês Barroso Simões, a aplicação dos testes transcorreu dentro da normalidade. “As escolas seguiram o cronograma de aplicação da prova e não tivemos nenhum imprevisto. Acreditamos que a participação deste ano seja a mesma ou superior a do ano passado”. Em 2011, a adesão no Proalfa foi de 94,2%.

Provas foram aplicadas para cerca de 400 mil estudantes. Foto: Arquivo Escola Estadual Professor Francisco Faria, em Juiz de Fora

A partir da próxima segunda-feira as provas começarão a ser recolhidas das escolas e levadas para as Superintendências Regionais de Ensino e de serão levadas para o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), empresa responsável pela correção dos testes.

Provas

O caderno de provas do Proalfa é composto por 30 questões e os estudantes têm cerca de duas horas para fazer a avaliação. Os itens que compõem os testes do Proalfa são elaborados por especialista em alfabetização do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Proalfa integra o Sistema Mineiro de Avaliação da educação Pública (Simave) que é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional, da Secretaria de Estado de Educação.