Temática deste ano será a sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza

Em meados do mês de outubro deste ano, instituições de pesquisa, organizações não-governamentais, universidades e outros centros vão se mobilizar para divulgar a ciência e tecnologia no Brasil. Entre os dias 15 e 21 de outubro, acontece, em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na qual serão realizados eventos com objetivo de mobilizar a população, sobretudo crianças e jovens, para discutir temas ligados à ciência e tecnologia. E para ajudar a popularizar a temática, as escolas públicas terão papel fundamental, já que podem cadastrar atividades relacionadas na Semana Nacional e levar conhecimento à população.

Em cada estado, qualquer instituição — inclusive escolas — pode desenvolver projetos ligados à Ciência e Tecnologia e cadastrar as ações como parte da Semana. Para cadastrar, basta entrar no site da SNTC, criar um login para o coordenador da ação e, posteriormente, definir os eventos que serão realizados durante o período da semana. Valem quaisquer atividades de popularização da ciência, tais como feiras de ciências, palestras, exposições, oficinas, visitas, entre outras.

Desafio Verde

A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mas em Minas as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Este ano, para incentivar a participação, a Sectes criou o Desafio Verde, competição que incentiva escolas e instituições a cadastrarem atividades na Semana Nacional e vai premiar aquelas que se mostrarem mais engajadas.

As escolas interessadas deverão cadastrar suas atividades no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e preencher ficha de inscrição para ter sua participação validada no desafio. As atividades deverão estar ligadas à temática principal da Semana e devem ser abertas à comunidade.

Clique na foto para ampliar

Na Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco, em Sabará, alunos e professores já começaram a se mobilizar para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A escola cadastrou sete atividades — que vão desde a coleta de amostras da água do Rio Sabará para análise da qualidade, até uma oficina de reciclagem e uma feira de ciências. A escola também fará uma blitz educativa, na qual vai distribuir uma cartilha com temas relacionados à sustentabilidade.

"Hoje (18-09) recebemos mais frases e desenhos que irão compor o material da cartilha que será distribuída em uma avenida próxima a escola durante a blitz que faremos ao longo de toda a manhã, no dia 19 de outubro", contou a diretora da escola, Flávia Márcia do Carmo Honorato. Na cartilha estarão assuntos como os 10 mandamentos do meio ambiente e técnicas para fabricação de sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha. Segundo a diretora, planejar as atividades já está fazendo diferença na escola. “A escola está mais limpa, e mais preservada. Ainda querermos melhorar muito mais, mas sabemos que mudanças de mentalidade perante a preservação e o não desperdício são tarefas de longo prazo", completou.

Para cada atividade realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a escola cadastrada deverá produzir um relatório, acompanhado de registro fotográfico e/ou em vídeo, assim como uma lista de presença com os nomes dos participantes e o RG em cada uma das ações. As 10 escolas com mais atividades cadastradas no Estado, assim como os 10 municípios com o maior número de atividades, receberão um certificado especial da Sectes. Além disso, a escola mais participativa poderá selecionar três alunos e um professor para uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, e ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Museu Itinerante

Em Minas, além do Governo do Estado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, que vai expor o Museu Itinerante Ponto UFMG, unidade móvel que possui exposições interativas, sala de projeção em 3D, diversos experimentos científicos e oficinas educativas. A intenção é facilitar o acesso ao museu a todas as escolas do vetor norte de Belo Horizonte.

O Museu estará a disposição dos visitantes na Praça Cívica da Cidade Administrativa, entre os dias 15 e 21 de outubro, de 08h as 18h. Bolsistas da Universidade vão trabalhar no Museu, explicando os experimentos aos estudantes. Várias escolas já cadastraram suas visitas, mas ainda há horários disponíveis. As interessadas podem agendar a visita pelo telefone (31) 3915-5094, ou pelo e-mail: popcienciamg@gmail.com. A expectativa é de que dois mil alunos de escolas do vetor Norte de Belo Horizonte visitem diariamente o espaço que vai difundir a ciência e a tecnologia. As visitas ao Museu contam pontos para o Desafio Verde.

Clique na foto para ampliar

Minas na Semana Nacional

A SNCT acontece no Brasil desde 2004 e, desde então, vem registrando participação crescente em número de pessoas, instituições de pesquisa e ensino, e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades. Minas Gerais realizou 1.422 atividades e foi o 3º estado mais participativo, atrás somente do Rio de Janeiro, que realizou 1903 atividades, e Rondônia, que liderou o ranking com 2.418 eventos. Em relação ao número de cidades e instituições participantes, Minas Gerais ocupou o primeiro lugar nas duas categorias em 2011, com exatamente 89 municípios participantes e 660 instituições cadastradas.

Um dos objetivos da edição 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos para se estabelecer uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. O tema de 2012 foi escolhido em função da Conferência Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.