Programa Compartilhar para Crescer é uma das ações do Plano e promove solidariedade institucional
 
Além de certificar 150 escolas de todas as regiões de Minas Gerais que obtiveram bons resultados nas avaliações do sistema educacional em nível federal e estadual, no evento “Minas é Educação”, o Governador Antonio Anastasia acaba de anunciar um Plano de Revitalização para Escolas. O objetivo é garantir que escolas que ainda não está em um nível recomendado também consigam avançar de forma consistente.

A festa que reúne mais de mil pessoas no auditório JK, da Cidade Administrativa, para celebrar os bons resultados alcançados pela educação mineira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2011) e pelas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação (Simave), em 2011, acontece também para anunciar a implementação de novas ações para escolas da rede estadual de ensino.
 
Governador anunciou plano de revitalização no evento desta sexta. Foto: Amanda Lelis

Inventariar a infraestrutura das escolas, através de um levantamento, para ampliar as condições de funcionamento destas instituições, intensificar a presença dos analistas do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nas escolas com desempenho não recomendável, e ampliar o Programa Aprofundamento de Estudos para auxiliar os alunos com baixo desempenho, são as ações previstas por este plano que busca assegurar que as escolas estaduais mineiras que ainda não atingiram níveis recomendáveis de desempenho recebam atenção especial do Governo de Minas.

"Nós mineiros somos muito solidários e um plano como esse, que prevê a solidariedade entre as escolas, o compartilhamento de experiências exitosas é fundamental para continuar avançando", apontou o governador do Estado, Antonio Anastasia, durante seu discurso no evento "Minas é Educação". "É importante ressaltar neste evento o avanço de Minas. O Ideb comprova que o crescimento da educação em Minas é mais acelerado do que do Sudeste e do que a média nacional", completou o governador, destacando os resultados da educação.


Compartilhar para crescer

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) selecionou cerca de 700 escolas de ensino fundamental e médio em todo o Estado para participar do Plano, que será desenvolvido em parceria com a comunidade escolar. Os gestores dessas escolas serão convidados a participar, por dois dias, de ações em Belo Horizonte, como seminários, palestras com técnicos educacionais da Secretaria, entre outras, todas com o objetivo de qualificar o trabalho pedagógico e de gestão, reforçando assim os instrumentos programáticos para que a escola tenha mais condições de continuar avançando (acesse aqui a apresentação da secretária de Educação Ana Lúcia Gazzola).

No Programa Compartilhar para Crescer, escolas trocam experiências para avançar. Foto: Amanda Lelis/ACSSEE

O Plano busca não apenas criar novos instrumentos, mas compartilhar experiências que dão certo. Durante o evento, as escolas que têm bons resultados nas avaliações foram conclamadas a ajudar na consolidação da educação no Estado. Por meio do Programa Compartilhar para Crescer, que integra o Plano de revitalização, diretores de escolas que ainda não têm resultados recomendados poderão visitar escolas que já tem boas avaliações. O objetivo é a troca de experiências pedagógicas e de gestão para que todas as escolas do Estados possam avançar.

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância da solidariedade entre as escolas para continuar avançando em qualidade na educação. "Se a comunidade escolar for co-autora desse plano, eu tenho certeza de que teremos ainda mais sucesso na educação mineira. As escolas que são os nossos destaques, esperamos que nos ajudem, dando apoio para crescer. Essas escolas são nosso orgulho, nossa esperança e o nosso melhor instrumento para que tenhamos ainda mais sucesso na educação", afirmou a secretária.

Placas do Ideb

Outra ação dentro do plano de revitalização é a instalação de placas com os resultados do Ideb. Todas as escolas públicas estaduais escolas que oferecem ensino médio terão na sua fachada externa os resultados do Ideb no Ensino Fundamental e do Proeb no Ensino Médio. O objetivo é divulgar esses índices, de modo que a sociedade conheça a realidade de cada escola e possa acompanhar e contribuir para seu avanço.