Programa vai ao ar às 10 horas deste sábado, na Rede Minas
Coletividade, redes sociais, sociabilidade na internet... Essas palavras são familiares principalmente para aqueles que estão acostumados com o universo digital. A internet mudou, ou melhor, a maneira como nos relacionamos e o uso que fazemos das aplicações disponíveis foi alterado nos últimos anos. Poucas inovações tecnológicas provocaram tantas mudanças num curto espaço de tempo na sociedade, como as tecnologias de informação e comunicação (TICs), possibilitando que a internet se tornasse espaço de exercício de democracia e cidadania. Essa discussão tão atual será o tema do próximo Plantão Enem, que vai ar neste sábado, 08, a partir das 10 horas, na Rede Minas e também no
plantaoenem.com.br.
A abordagem será multidisciplinar, respeitando a lógica das questões do exame, que exige que o aluno faça associações entre elas. Três professores de áreas distintas discutirão as TICs sob o ponto de vista da sua disciplina, como explica o professor de Sociologia e consultor do programa, Geraldo Élvio Magalhães. “Essa temática é de interesse dos alunos e pode cair na prova do Enem. Meu foco será sociabilidade na internet com recorte na dimensão política, além de abordar o uso das redes sociais nas eleições de Barack Obama, a primavera árabe [protestos e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011] e as redes na mobilização dos movimentos sociais”, adianta o professor.

Também serão abordados Português, com a professora Leiva de Figueiredo que vai destacar a comunicação no século XXI e os impactos sobre as linguagens, já o professor Cássio Miranda explora as novas tecnologias sob a ótica da Filosofia.
Além desse programa, haverá mais dois com conteúdos transversais (interdisciplinares), sobre meio ambiente e crise mundial, temas atuais com grandes chances de serem cobrados no Enem.
Parceria e audiênciaO portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) passou a publicar os materiais do Plantão Enem, disponíveis no
http://www.ebc.com.br/educacao/ .
Segundo o relatório de métricas das redes sociais e do site do Plantão Enem, em agosto foram efetuadas 93.920 visualizações de páginas e 40.762 visualizações dos vídeos. Durante a transmissão ao vivo dos dois últimos programas, foram enviados 51 e-mails e atendidos 41 telefonemas com dúvidas e/ou sugestões. O historiador Cássio de Souza, que é surdo, assiste ao Plantão Enem e em e-mail enviado ao programa ressaltou a importância da tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais. “Esta medida viabiliza a inclusão dos alunos surdos”, comenta.
Outro participante que aprovou a iniciativa é Joubert Bustamante Junior, diretor da Escola Estadual Professor Guerino Casassanta, em Ribeirão das Neves. “Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Rede Minas, reeditada em 2012, traz benefícios aos alunos que se preparam para as provas do Enem, principalmente os da rede pública estadual”, elogia.
Plantão Enem ao vivoO programa vai ao ar às 10 horas, pela Rede Minas, com duração de 1 hora, também é transmitido em tempo real pelo site
www.plantaoenem.com.br e pelas redes sociais, onde é possível acompanhar por mais trinta minutos e interagir pelo bate-papo. Aos sábados, durante os programas ao vivo, os telespectadores ainda podem enviar dúvidas para o plantaoenem@plantaoenem.com.br ou pelo telefone (31)3209-0089 . Caso não haja tempo de responder ao vivo, a resposta vai para a seção “Dúvidas dos estudantes” no site do programa. Também há exibições no Canal Minas Saúde: ás terças e quintas de 7h às 8h e de 18h as 19h.
O Plantão Enem é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e a Rede Minas. Conta com produção de dez programas inéditos que vão ao ar até o sábado anterior a aplicação das provas do Enem, marcadas para os dias 03 e 04 de novembro.