Evento tem como tema central ‘Bullying – escola, família e sociedade: responsabilidades e soluções”

Ser um espaço voltado para o debate de meios eficazes de prevenção e inibição do bullying na escola e na sociedade em geral, esse é um dos objetivos do ‘I Fórum de Educação’, iniciativa  do Instituto Hartmann Regueira que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O Fórum, que é realizado de 31 de agosto a 01 de setembro, em Belo Horizonte, conta com a presença de cerca de 600 educadores da rede estadual de ensino.

Na abertura do evento, a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, ressaltou a importância do intercâmbio entre educadores para discutir o bullying na escola. “Esse é um espaço importante para que nós possamos refletir sobre práticas pedagógicas e de intervenção. Espero que possamos tirar daqui intervenções positivas e construir, em conjunto, ações eficazes. Esse é um momento ímpar em Minas Gerais e temos que valorizar  muito essa oportunidade”.

A SEE disponibilizou 600 vagas a educadores que atuam nas escolas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da sede da Secretaria  e das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Educadores da rede estadual participam do ‘I Fórum de Educação’

A diretora da Escola Estadual Maria Eliza Valle Menezes, no município de Bocaiúva, Marília Faria Vitória, revela o que espera aprender ao participar do Fórum. “ Na minha escola eu tenho quase mil alunos e ofertamos os ensinos fundamental e médio. Espero encontrar nesse Fórum estratégias eficazes que possam me ajudar a inibir e de alguma forma prevenir o bullying na minha escola”. A Escola Estadual Maria Eliza Valle Menezes faz parte do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da SEE.

Neste sábado (01/09) será lançado no evento uma campanha nacional anti-bullying, o que para a diretora Executiva do Instituto Hartmann Regueira, Cecília Regueira, deve ser disseminado para todas as escolas mineiras. ‘Espero que possamos aprender com os especialistas que vão passar por aqui e assim compartilhar o aprendizado. Estamos plantando aqui a sementinha”.

I Fórum da Educação. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O Fórum tem como tema central “Bullying – escola, família e sociedade: responsabilidades e soluções”. O evento contará com a presença de três especialistas renomados no assunto – a psicóloga Lídia Aratangy , a pedagoga, historiadora e pesquisadora Cléo Fante e o especialista em Psicologia do Desenvolvimento, José Ernesto Bologna, entre outros convidados.