Aluno da Escola Estadual Segismundo Pereira está entre os seis jovens brasileiros que tiveram suas redações selecionadas para participar do intercâmbio

A paixão do aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Segismundo Pereira, de Uberlândia, Lucas Kristhen Ferreira Muniz, pela leitura e pesquisa vai levá-lo a participar de uma experiência única. Ele está entre os seis estudantes brasileiros selecionados para participar de uma viagem de imersão cultural no Uruguai, no período de 01 a 09 de outubro.

Ao participar do Concurso Histórico Literário "Caminhos do Mercosul 2012", o estudante escreveu sobre ‘Êxodo do Povo Oriental’. A modalidade escolhida por Lucas para discutir o tema foi a monografia. Em 12 páginas, o estudante discorreu sobre a história de José Gervasio Artigas. “Abordei a história do líder José Gervasio Artigas, porque ele ajudou a sociedade a lutar por sua independência. No meu texto também falei sobre o contexto histórico daquela época no Uruguai. Para a produção do texto tive a ajuda do meu pai. Ele me ajudou na pesquisa e me incentivou”, ressalta Lucas Kristhen Ferreira Muniz.

O estudante Lucas Kristen é um dos seis estudantes brasileiros que participarão de uma imernsão cultural no Uruguai. Foto: Arquivo Pessoal

Para Lucas participar do intercâmbio será uma experiência única. “Estou muito ansioso. Terei a oportunidade de conhecer mais sobre a história do Uruguai e ver qual a imagem o povo tem do José Gervasio Artigas. Depois que conheci a história do líder, o tenho como exemplo”, conclui.

O concurso é promovido pelo Ministério de Educação do Brasil, o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e o Setor Educativo do Mercosul, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A iniciativa envolveu escolas de sete países para promover e consolidar uma consciência favorável à integração regional.

Concurso Histórico Literário ‘Caminhos do Mercosul’

Criado para fortalecer a identidade Mercosul nos jovens do bloco, o concurso procura desenvolver nos participantes os valores da integração regional e o respeito à diversidade cultural. Além disso, o concurso tem como objetivos específicos gerar um espaço de participação e integração regional estudantil nos campos da cultura e do conhecimento, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, além de estimular a produção intelectual e revisão histórica sobre a região e o processo de integração.

Minas no Concurso

Em 2011, o estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, Hernann Forattini de Macedo, foi um dos vencedores do Concurso Histórico Literário ‘Caminhos do Mercosul’. Durante o intercâmbio cultural, o estudante conheceu um pouco mais sobre a história do Paraguai e visitou pontos turísticos do país.