Até meados do segundo semestre, dois mil professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas de Belo Horizonte e redondeza serão capacitados para o Programa de Intervenção Pedagógica
Começou na manhã de ontem, (27-08), em Belo Horizonte, a capacitação de dois mil professores pertencentes á Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A, para o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Os educadores lecionam em escolas de 17 municípios mineiros – capital e região metropolitana – que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Segundo a diretora educacional da SRE Metropolitana, Ávia Bueno Ribeiro, pela primeira vez, “todos os professores de todas as áreas do Currículo Básico Comum (CBC) estarão presentes no encontro. Antes, somente educadores de algumas disciplinas participavam da capacitação, como Língua Portuguesa e Matemática. Desta vez, todos os estarão juntos. Este diálogo plural possibilitará ampliar o intercâmbio em relação a prática do Projeto de Intervenção Pedagógica dentro de sala de aula e o desempenho que almejamos”, explicou.
Dessa capacitação que termina hoje, (28-08) participaram os professores dos 17 municípios que compõem a SRE Metropolitana A. Ontem, educadores das cidades de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará, que já tinham recebido oito horas de capacitação, se reuniram para completar a carga horária, de 16h. Os professores dos municípios restantes se reuniram na manhã, desta terça-feira.
Outro grupo de professores de Belo Horizonte, que ainda não cumpriram as 16 horas de capacitação para o PIP II, serão treinados nos dias 04 e 05 de setembro, bem como nos dias 11 e 12”, informou a diretora educacional. Durante estas oficinas cada grupo trabalha, na presença do analista educacional os padrões e métodos de avaliações das disciplinas que leciona.
Segundo Ávia, este momento serve para a troca de experiências, e eventuais reformulações de metodologias para testes. Diminuir a distância entre analistas, supervisores e professores, é também objetivo desta capacitação para os educadores dos anos finais do Ensino Fundamental da SRE da Metropolitana A.
Até o final do segundo semestre, os supervisores pedagógicos deverão se reunir também para se capacitarem para o PIP II nas escolas da rede estadual.