Iniciativa vai ajudar Estado e municípios no planejamento do atendimento escolar para o próximo ano

Pais ou responsáveis ganharam mais uma semana para a realização do Cadastramento Escolar 2013. Com a prorrogação do período, a iniciativa que vai auxiliar no planejamento do atendimento escolar para o próximo ano poderá ser feita até o dia 17 de agosto. Devem ser cadastradas as crianças com seis anos completos ou que irão completar até 31 de março de 2013. O cadastro é uma parceria entre Estado e municípios e garante vaga em uma escola pública próxima à residência do aluno.

Os alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano) também devem participar do cadastro.

Em Belo Horizonte, o cadastramento será feito nas Agências dos Correios. Os pais ou responsáveis devem levar originais e cópias da certidão de nascimento da criança e uma conta de luz recente (referente aos meses de maio ou junho de 2012).

Cadastro poderá ser feito até o dia 17 de agosto. Foto: Arquivo Escola

Na região metropolitana e interior do Estado, o cadastro deve ser feito nos postos definidos pelas comissões municipais de cadastramento. Além da certidão de nascimento, deve ser apresentado, original e cópia de comprovante de residência.

Os interessados em retornar aos estudos ou alunos de escolas particulares que desejam se transferir para a rede pública também devem apresentar o comprovante de escolaridade (original e cópia).

O cadastro fica prorrogado conforme a Resolução SEE nº 2.140, 08 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais em 09 de julho de 2012.

As normas para a realização, em 2012, do Cadastro Escolar para ensino fundamental e da matrícula das redes públicas de ensino de Minas Gerais estão presentes na Resolução SEE nº 2.108, 26 de julho de 2012.