Equipe irá visitar as 25 escolas pertencentes ao projeto

Uma equipe de Agentes Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SEE) desembarcou no início da tarde desta quinta-feira, 09, na cidade de Unaí, noroeste do estado, para monitorar os resultados alcançados por 25 escolas inscritas no Programa Professor da Família.

O projeto foi criado com o objetivo de diminuir a evasão escolar e o baixo rendimento de alunos do Ensino Médio em algumas comunidades do estado, através do envolvimento das famílias nos assuntos educacionais. O intuito agora é descobrir se essas 25 escolas inscritas no projeto estão respondendo bem às metas e a nova metodologia de ensino traçadas em maio, com base em um diagnóstico escolar, que levou em conta o número de turmas, o número de alunos matriculados e o perfil geral dos estudantes.

Segundo o diretor de Ensino Médio, Jorge Figueiredo, apesar de o levantamento dos resultados ainda não ser final — somente os dados referentes até o dia 10 de junho são conhecidos — os dados mostram que melhoras significativas foram alcançadas. Até agora, 1.500 famílias inscritas no projeto já foram monitoradas.

Na cidade de Arinos, uma escola do Programa Professor na Família que chegou a registrar a evasão de 15 alunos, reverteu a situação com as intervenções aplicadas ao longo do último semestre, e hoje somente três estudantes das turmas originais estão fora das salas de aula. “Em muitas das escolas percebemos melhoria na participação dos alunos, que estão retornando à sala de aula. Já recebemos, inclusive, um número considerável de solicitação de pais pedindo a abertura de turmas de Educação de Jovens e Adultos”, relatou o diretor de Ensino Médio.

Os melhores resultados alcançados até agora, segundo o diretor de Ensino Médio Jorge Figueiredo, foram nas escolas estaduais Major Saint Clair Fernandes Valadares, Professor Benevides e Garibaldina Fernandes Valadares. Em Unaí, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental do assentamento Chico Mendes e a EE Carmosina Durães Martins também despontaram na melhora do desempenho dos alunos.

A próxima localidade a ser visitada pela equipe será a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, entre os dias 27 e 31 de agosto. As 25 escolas participantes do projeto fazem parte das Superintendências Regionais de Ensino de: Almenara, Araçuaí, Diamantina, Metropolitana B, Metropolitana C, Patos de Minas, Sete Lagoas e Unaí. Até o final do ano, a meta é monitorar a as 4600 famílias inscritas no Professor da Família.

O projeto

O ‘Professor da Família’ promove o acompanhamento dos alunos do ensino médio e de suas famílias. Esse monitoramento é tarefa de 140 profissionais (agente educacionais, coordenadores locais, especialistas, diretores educacionais e analistas educacionais das Superintendências Regionais de Ensino), capacitados em maio deste ano pela SEE, para realizar atividades como visitas domiciliares aos alunos e suas famílias, com elaboração de relatórios e a orientação sobre o uso da biblioteca, motivando a importância dos hábitos de leitura.