Cerca de 260 professores e especialistas participaram do encontro
Para deixar as escolas ainda mais preparadas para fazerem as avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que está marcado para acontecer entre os dias 10 e 14 de setembro, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B realizou durante esta semana encontros com professores e especialistas das redes estadual e municipais. Ao todo, foram realizados três encontros e o último deles acontece nesta quinta-feira (09-08), na sede da Superintendência.
Durante a capacitação, que conta com a presença de cerca de 260 educadores, orientações e atividades que deverão ser desenvolvidas nas salas de aula para preparar os estudantes para as provas, estão sendo repassadas.

“Preparamos uma apostila para o dia a dia na escola. O material traz os textos que devem ser trabalhados, sugestões de atividades, entre outros. É um reforço para a preparação das escolas para o Proalfa”, ressalta a diretora educacional da SRE, Maize Bregues Martins da Costa. Este ano, as provas do Proalfa serão aplicadas para cerca de 21.700 alunos do 3º ano do ensino fundamental de 130 escolas estaduais pertencentes à jurisdição da SRE Metropolitana B.
O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) tem foco nos alunos do 3º ano do ensino fundamental. O exame identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos. Atualmente, 88,9% dos estudantes desse ano de escolaridade estão no nível recomendável, ou seja, sabem ler e interpretar textos até os oito anos
Encontro do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar
Outra Superintendência que está realizando um encontro para discutir as avaliações é a SRE de Patos de Minas. O tema do encontro é o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) nos anos finais do ensino fundamental. Cerca de 160 educadores participam da reunião, nesta quinta-feira (09-08), que tem por objetivo discutir a aplicação dos testes nos anos finais do ensino fundamental.

Na parte da manhã, foram realizadas as palestras "Resultado da Pesquisa sobre a qualidade do ensino nas escolas estaduais de Minas Gerais" e "Consolidação e Ampliação do conhecimento sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar", ambas proferidas pela subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais da SEE, Sônia Andere Cruz. Já durante a tarde, serão realizadas oficinas.
Os exames do PAAE auxiliam os educadores e as escolas a verificarem as habilidades e competências adquiridas entre o diagnóstico inicial e final do ano letivo. Anteriormente, as provas, que são opcionais, eram aplicadas apenas para os estudantes do ensino médio. Em 2012, os testes serão aplicados também para estudantes dos anos finais do ensino fundamental entre os dias 20 e 24 de agosto.