Interessados devem se inscrever até o dia 30 deste mês. Cursos são ofertados pela Universidade Federal de Minas Gerais
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Formação Intercultural para Educadores Indígenas. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de agosto, pelo sítio: www.ufmg.br/copeve. O valor da inscrição é de R$100. As aulas terão início no segundo semestre de 2013.
A seleção oferece 35 vagas para cada modalidade de curso e o interessado deve atender aos pré-requisitos conforme previsto no edital. A documentação exigida deverá ser encaminhada até o dia 5 de setembro de 2012 para a Copeve – Unidade Administrativa III – 2º. Andar – Avenida Antônio Carlos, 6627– Bairro Pampulha, Belo Horizonte/MG, CEP 31270-901. Os cursos terão início no segundo semestre de 2013.
Educação do campo
O curso de Licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuarem na Área de Ciências da Vida e da Natureza, em escolas que atendem as populações do campo. O trabalho desses educadores será com os alunos dos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio.
Os candidatos devem obrigatoriamente, ter o número de inscrição no Enem 2012, que será utilizado juntamente com o CPF do candidato para efetivar sua inscrição. Além disso, o resultado das cinco provas do Enem serão utilizados como etapa única de seleção para esses candidatos.
Educação indígena
Já o curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas tem foco nos educadores que pretendem atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais, nas escolas indígenas.
Para esse curso, os candidatos devem atender a pré-requisitos como: de declarar como ‘indígena’ e ser membro legítimo da comunidade/etnia com a qual mantém vínculos identitários. Esses vínculos devem ser comprovados por documentação expedida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) .
Mais informações podem ser obtidas no edital do concurso.