Programa será transmitido pelo Canal Minas Saúde nesta segunda-feira, às 11h30
Na próxima semana, em 11 de agosto, será comemorado o Dia do Estudante. Numa homenagem a essas crianças e jovens que buscam formação, a Secretaria de Estado Educação (SEE), por meio da Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, estreia na próxima segunda-feira (06/08), o programa de TV ‘Roda de Conversa’. O bate papo será exibido as 11h30.
Trata-se de um programa de televisão, veiculado pelo Canal Minas Saúde, que vai debater temas relevantes do ponto de vista pedagógico com a participação de especialistas nos temas e a mediação de um jornalista. Para fomentar o debate, serão exibidas matérias jornalísticas abordando o tema em foco. O programa é divido em três blocos e tem em média 52 minutos de duração, sem contar os intervalos e neste ano serão produzidos dez programas. Na rede estadual de ensino, 95% das escolas já contam com antenas que retransmitem a programação do canal.

O ‘Roda de Conversa’ também vai contar com reprises para quem perder ou quiser rever os programas. Ainda na segunda-feira haverá reexibição às 17h30. Na quarta-feira, o bate papo terá dois horários, às 11h30 e às 18h.
O ‘Roda de Conversa’ também será disponibilizado no Canal You Tube da Magistra e na página do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV). Na página do CRV, as edições do programa estarão disponíveis para download.
Programa de estreia
Na estreia, o ‘Roda de Conversa’ vai discutir a Formação de Professores, abordando entre outras questões, a educação continuada. Dele participam Maria Luiza Martins Alessio, Diretora de Apoio à Gestão do Ministério da Educação (MEC), Glaura Vasques de Miranda, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG e Ângela Dalben, diretora da Magistra.
“A Formação continuada, envolve todos os profissionais, todas as carreiras, no caso da educação é prioritário justamente porque somos nós educadores que formamos as gerações. Quando o Governo de Minas criou a Magistra, ela passou a ser um órgão muito importante para o conjunto das escolas e dos profissionais e o ‘Roda de Conversa’ é um dos programas que está dentro dessa proposta de formação continuada”, ressaltou a diretora Ângela Dalben.
Para a Diretora de Apoio à Gestão do MEC, Maria Luiza Martins Alessio, o programa pode facilitar os diálogos entre governos, escolas e sociedade. “Nós temos que construir juntos um diálogo muito forte que eu tenho impressão que nessa Roda de Conversa a gente pode estabelecer. Além disso, a escola tem que entender que vivemos um momento novo em que há universidades engajadas, redes de formação engajadas e os governos estão engajados na oferta de oportunidades de formação”, ressaltou.
A próxima edição do ‘Roda de Conversa’, que vai ao ar no dia 27 de agosto, traz um debate sobre Avaliação Externa. Os convidados são João Luiz Horta Neto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Gladys Rocha, pesquisadora e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG e Lúcia Matos, consultora da SEE.
Certificação para educadores
Nas escolas, os educadores também poderão ser certificados ao assistir as edições do programa. Para isso, devem assistir, no mínimo, 75% dos programas. O acompanhamento da participação dos educadores será feito a partir de lista de presença que ficará sob a responsabilidade do diretor da escola. As listas serão encaminhadas para as Superintendências Regionais de Ensino.
Mais informações pelo telefone (31) 3379-8289 ou pelo e-mail magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br.