Superintendências Regionais de Ensino de Unaí, Januária, Governador Valadares e Metropolitana B realizam capacitações com diretores de escolas estaduais

Para dar início às atividades do segundo semestre, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Governador Valadares, Januária, Unaí e Metropolitana B realizam nesta quinta-feira (02-08) capacitação com os diretores de escolas da rede estadual de ensino. Entre os temas discutidos está a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PAAE) para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que deverá ser realizada entre os dias 20 e 24 de agosto.

Os exames do PAAE auxiliam os educadores e as escolas a verificarem as habilidades e competências adquiridas entre o diagnóstico inicial e final do ano letivo. Anteriormente, as provas, que são opcionais, eram aplicadas apenas para os estudantes do ensino médio. Em 2012, os testes serão aplicados também para estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Cerca de 300 educadores participam do encontro em Governador Valadares. Foto: Arquivo SRE

Na Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares cerca de 3000 educadores participam do encontro que termina na próxima sexta-feira (03-08). A diretora da SRE, Sandra Márcia Ferreira, ressalta a importância da capacitação.  “Os educadores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o acordo de resultados de 2012 e sobre o PAAE. O encontro é de suma importância para todos da regional. Amanhã eles irão participar de oficinas sobre a utilização dos testes na sala de aula”. A reunião também conta com a presença da subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Sônia Andere Cruz.

Já na SRE de Januária, mais de 250 educadores, entre diretores de escolas estaduais, especialistas, analistas educacionais, inspetores escolares e técnicos participam de uma reunião administrativa e pedagógica para repasse de orientações. Na SRE de Unaí estão sendo repassadas orientações sobre o funcionamento do banco de itens do PAAE.

Parceria com o Sebrae

Entre os temas discutidos no encontro realizado pela Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B está a parceria com o Serviço de Apóio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae- MG). A iniciativa tem por objetivo inserir a cultura do empreendedorismo nas escolas da rede estadual de ensino.

Parceria com o Sebrae foi um dos temas dicutidos na reunião com educadores da SRE Metropolitana B. Foto: Arquivo SRE

Durante o encontro, representantes do Sebrae apresentaram para os gestores o programa ‘Miniempresa’, que incentiva os estudantes a montarem empresas e administrá-las. “O projeto foi apresentado para os diretores e eles receberam formulários para o caso de quererem aderir ao programa”, ressaltou a Analista Educacional, Márcia Maria Silva Oliveira. O objetivo é expandir a iniciativa que já tem espaço em 10 escolas da jurisdição da Superintendência.