Período de agosto a dezembro também será marcado por competições de Matemática, esportiva e avaliações escolares

Hoje (01/08), mais de 2,3 milhões de alunos voltam às aulas na rede estadual de ensino para dar início ao segundo semestre letivo de 2012, de acordo com orientação do calendário escolar da Secretaria de Estado de Educação (SEE).  Esse período do ano é o momento que as 3.762 escolas estaduais têm para consolidar o trabalho pedagógico e recuperar os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado.

“É importante que neste mês de agosto todas as escolas verifiquem o desempenho dos alunos, e façam um trabalho com aqueles estudantes que ainda ficaram com alguma deficiência nas habilidades e competências trabalhadas no princípio do ano”, orienta a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

EE Duque de Caxias, em Belo Horizonte, é uma das escolas que retomou as atividades nesta quarta-feira. Foto: Arquivo da Escola

Para a experiência bem sucedida na trajetória escolar do aluno a família deve ser outro elemento ativo no dia-a-dia do estudante. “Devemos convocar, chamar os pais já neste mês de agosto, mostrar para eles como foi o desempenho dos alunos no primeiro semestre e convocá-los para uma parceria coletiva para que os alunos tenham êxito como todos nós esperamos”, explica Raquel Elizabete de Souza Santos.

Nos próximos cinco meses, os estudantes ainda contam com um calendário repleto de atividades que vão de competições esportivas a realização de avaliações escolares como o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb). Veja abaixo algumas das atividades previstas. 

Etapa estadual dos Jogos Escolares 2012 é realizada em Patos de Minas. Foto: Bárbara Camargo ACS SEEJogos Escolares: A programação de ações tem início com a fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais que reúne cerca de cinco mil estudantes/atletas em Patos de Minas, no Alto Paranaíba até o próximo dia 05. Na competição são realizados jogos em modalidades coletivas como o vôlei e futsal e vôlei e individuais como o atletismo e o judô.

Cadastramento Escolar: Esta iniciativa não é para quem já está na rede, mas quem deseja fazer parte dela. Na próxima semana (06 a 10/08) será realizado o Cadastramento Escolar 2013 que garante vaga ao estudante em uma escola da rede pública de ensino próxima à sua residência. Podem participar do cadastro apenas crianças que completam seis anos até o dia 31 de março de 2013, além de alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindos de escolas particulares e aqueles que desejam retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental. O Cadastramento Escolar é realizado em uma parceria do Estado com os municípios.

Alunos da EE Professora Inês Geralda de Oliveira em avaliação do Proalfa 2011. Foto: Hudson Menezes ACS SEEAvaliações da rede estadual: Entre os dias 20 e 24/08, os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental farão, pela primeira vez, o Programa de Avaliação da Aprendizagem (PAAE). Atualmente, cerca de 800 mil estudantes cursam os anos finais do ensino fundamental na rede estadual. Com aplicação opcional, os exames auxiliam os educadores e as escolas a verificarem as habilidades e competências adquiridas entre o diagnóstico inicial e final do ano letivo. No ensino médio, a avaliação anual do Programa será aplicada em novembro.

O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) que tem foco nos alunos do 3º ano do ensino fundamental está previsto para ocorrer entre os dias 10 e 14/09. O exame identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos. Atualmente, 88,9% dos alunos desse ano de escolaridade estão no nível recomendável, ou seja, sabem ler e interpretar textos até os oito anos.

Os demais ciclos da educação básica também serão avaliados neste semestre. As provas do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) estão previstas para ocorrer entre os dias 22 e 26/10. O exame avalia os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Credenciamento das instituições para o PEP 2013 sairá nos próximos dias.Foto: Arquivo SEEOlimpíada de Matemática: Com a segunda etapa marcada para o dia 15/09, às 14h30, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas também promete mobilizar as escolas mineiras. De acordo com os organizadores, a lista dos classificados para a segunda etapa sai no dia 15/08. Nessa fase da competição, os alunos classificados realizam provas de múltipla escolha, em local a ser definido pelos organizadores.

Educação Profissional: Quem busca uma capacitação no ensino técnico deve ficar atento com o Programa de Educação Profissional (PEP). Ainda em agosto será lançado o edital para o credenciamento das instituições interessadas em ofertar os cursos técnicos na sétima edição. Informações como o número de vagas a serem ofertadas e o período de inscrições serão divulgadas posteriormente. Os participantes classificados iniciarão os cursos em 2013.

Outra novidade é a oferta de cursos profissionalizantes em escolas da rede estadual, também a partir deste mês. Por meio de uma parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Estado de Educação coordena as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que ofertará no Estado 12 mil vagas em 224 escolas da rede estadual para os cursos de informática, contabilidade, multimídia, logística, agropecuária, normal, administração e eletrotécnica.

Primeiea Edição do Forpaz foi realizada em Juiz de Fora. Foto: Suellen Valverde ACS SEEAprofundamento de Estudos: Neste semestre, o ‘Aprofundamento de Estudos’ vai ampliar seu atendimento, com a expectativa de atingir a marca de 70 mil estudantes do ensino médio. Para acompanhar essa nova demanda, a SEE abre, no período de 02 a 17/08, as inscrições para a designação de professores que vão atuar no projeto.  Os interessados deverão preencher um formulário que será avaliado pela SEE e, quando aprovado, as escolas poderão dar início às atividades. Serão atendida, no primeiro momento, as escolas que participam dos projetos: Aprofundamento de Estudos, Educação em Tempo Integral (Proeti), Escola Viva, Comunidade Ativa, Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP), Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude).Essas escolas devem ter manifestado o interesse em participar.

O ‘Aprofundamento de Estudos’ é voltado para os alunos do ensino médio e que tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. 

Promoção da Cultura da Paz: A promoção da cultura da paz continua a ganhar força com a realização dos Fóruns Regionais. Nos dias 23 e 24 de agosto, será realizado o ‘2º Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede’ (Forpaz), que acontecerá em Divinópolis.   Nos próximos meses outras edições serão realizadas no Estado, sendo no mês de setembro em Patrocínio, em outubro em Governador Valadares, em novembro no Sul de Minas e, em dezembro, na região metropolitana de Belo Horizonte. A primeira edição do Fórum ocorreu em julho na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Enem: nos dias 03 e 04 de novembro será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 6.497.466 de inscrições — número recorde — Mias Gerais registrou 723.644, ficando atrás apenas de São Paulo, que ultrapassou a casa de 1 milhão de candidatos. O exame é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Os participantes podem utilizar os resultados na prova como forma de acesso ao ensino superior em universidades públicas do país, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou concorrerem a bolsas de estudos integras/parciais em universidades privadas. Por meio do Enem, também é possível obter a certificação para o ensino médio.