Dos 16.112 servidores capacitados, 1.083 são das redes municipais de ensino
O Projeto de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) é uma das ferramentas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem auxiliado na interlocução entre as redes municipais e estadual de ensino. O Progestão foi implantado no Estado em 2004 e a partir de 2008 começou a atender aos municípios do Programa Travessia. Desde que o projeto teve início, a SEE já capacitou 16.112 servidores de escolas públicas de Minas Gerais. Desses, 1.083 cursistas são das redes municipais de ensino.
O Programa Travessia é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e outros órgãos do Governo. O papel da SEE, por meio do Progestão, é capacitar diretores, vices e especialistas das escolas públicas estaduais e municipais. Os cursistas têm parte da carga horária presencial e outra parte a distância. A capacitação é divida em 10 módulos que versam sobre as dimensões da escola como: administração financeira, de pessoal, pedagógica e gestão participativa.

Na 8ª edição do Progestão estão em capacitação 361 servidores municipais, sendo 355 cursistas de escolas dos municípios integrantes do Programa Travessia e seis cursistas do Progestão online. A pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Capim Branco, Beatriz da Silva Pereira, que participa da edição atual do Programa conta o que tem mudado no seu trabalho.
“Eu sou pedagoga e atuo na Secretaria. Sou responsável por articular as ações entre a secretaria e as escolas. Mesmo sem ter concluído o curso já percebi mudanças na minha postura. Descobri a importância de alinhar a parte pedagógica com a administrativa. Além da importância do trabalho em conjunto”, ressalta.
A diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional, Éder Quintão Torres, ressalta a importância do projeto para os gestores. “O Progestão oportuniza estudo e discussões sobre a escola nas diferentes dimensões da gestão. Além disso, desenvolve as competências do gestor das redes municipais e estadual com vista na melhoria dos resultados da educação”.
Progestão Online
O Progestão Online é dividido em 10 módulos e as aulas são realizadas por meio de uma plataforma virtual de estudos na qual os educadores têm acesso as atividades, a um fórum online de estudos e a outras diferentes ferramentas. O curso tem duração de um ano e neste período serão realizados três encontros presenciais. Inicialmente o projeto é voltado para educadores das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitana A, B e C.
Programa Travessia
O Programa Travessia, criado em 2008, é resultado de uma interação de vários setores do Governo para a melhoria da qualidade de vida, redução da pobreza e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em várias regiões do Estado.