Evento conta com a presença de cerca 300 inspetores escolares

Entre os dias 25 de 26 de julho cerca de 300 inspetores escolares discutem a importância da inspeção e os desafios da educação no II Congresso Nacional de Inspetores Escolares. O evento está sendo realizado no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte. 

O encontro propõe a discussão das dificuldades enfrentadas por esses profissionais, e possíveis soluções – principalmente no que se refere à valorização do profissional e do importante papel desenvolvido pelos inspetores.

Durante a abertura do encontro, a Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que representou o Governador Antonio Anastasia, ressaltou a importância dos inspetores escolares. “Além das escolas da rede estadual de ensino, vocês respondem pela inspeção nas redes municipais e privada e esse é um trabalho muito importante. Somos gestores da rede estadual, mas também coordenadores da política pública da educação no Estado. A inspeção deve ser fiscalizadora e acontecer de forma pedagógica”. 

Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância dos inspetores para educação. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

A rede estadual de Minas Gerais conta com 923 inspetores distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Eles têm entre suas atribuições o acompanhamento da área administrativa e pedagógica da escola, a verificação da pasta dos alunos, do quadro de pessoal, o levantamento do número de servidores a serem designados, quando necessário, entre outros.

Além de fomentar discussões, o encontro vem para celebrar os 50 anos da Associação Mineira de Inspetores Escolares (Amie). Para a presidente da Associação, Maria Alice Amado, o evento vem para fortalecer o trabalho dos inspetores. “O Congresso vem para fortalecer a inspeção no momento atual. A fiscalização é essencial em todos os órgãos públicos”.

Cerca de 300 inspetores escolares participam do Congresso. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

O congresso é organizado pela Amie e conta com a participação de representantes das SREs, especialistas de universidades e profissionais dos seguintes estados: Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Rondônia, Goiás, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Sul.

Debate

Durante a tarde, a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Sônia Andere Cruz, falou no Congresso sobre a visão da Secretária de Estado de Educação sobre a inspeção escolar.