Nesta terça e quarta-feira, cerca de 220 educadores se reúnem no Instituto São Rafael

A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos últimos anos do ensino fundamental pela rede das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está em discussão em encontro realizado nesta semana. A temática está em debate com 220 educadores entre diretores e analistas do Serviço de Apoio à Inclusão e coordenadores dos inspetores escolares das 47 Superintendências Regionais de Ensino e os profissionais da APAE. O encontro, que é realizado no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte, vai até a próxima quarta-feira.

“Essa reunião tem como objetivo clarear o que foi feito no último ano de trabalho conjunto com a Secretaria que é um novo patamar que possa garantir a escolaridade, o percurso educacional dentro das APAEs, com o monitoramento da Secretaria. Temos que  ir avançando nessa parceria e na construção conjunta de um ponto de equilíbrio”, pontuou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Em todo o Estado existem, aproximadamente, 415 APAEs.

Durante os dois dias, os participantes debaterão um proposta teórica para o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos com foco nos anos finais do ensino fundamental nas APAEs. Também serão apresentadas experiências nessa modalidade de ensino desenvolvidas em escolas especiais da rede estadual.

Encontro reúne 220 educadores entre, diretores e analistas do Serviço de Apoio à Inclusão e coordenadores dos inspetores escolares das 47 Superintendências Regionais de Ensino e os profissionais da APAE. Foto: Hudson Menezes ACS/SEE

“A partir do ano que vem haverá um aumento da oferta do EJA nas escolas das APAEs, com vistas a dar o prosseguimento de estudos e a conclusão do ensino fundamental para os alunos que estão matriculados e têm uma defasagem idade e etapa de ensino”, adianta a diretora de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Ana Regina Carvalho.

Ainda no encontro, os participantes assistirão a uma palestra sobre ‘A Educação de Jovens e Adultos e o Aluno com Deficiência Intelectual’ que será ministrada pela psicóloga Priscila Augusta Lima. Uma apresentação do trabalho desenvolvido pela ‘Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores’, com a diretora da Escola, Angela Dalben, completa a programação.

Parceria

A Secretaria de Estado de Educação realiza um trabalho de parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na qual cerca de 60% do quadro de professores das escolas da APAE são vinculados à SEE.