Escola Estadual Afonso Pena Júnior também esteve na lista dos 50 agraciados com a comenda entregue pelo governador

Autoridades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado tiveram o agradecimento na tarde desta quinta-feira (16/07), durante o ‘ Dia do Estado de Minas Gerais’, realizado em Mariana. Na data, em que ocorre uma transferência simbólica da capital do Estado para a cidade histórica, o governador Antonio Anastasia entregou a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais a 50 homenageados. Entre os agraciados com a comenda, está a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. A cerimônia foi realizada na Praça Minas Gerais. Nesta segunda, Mariana comemora 316 anos de fundação.

“Nós, mineiros, somos muito ciosos da nossa tradição, pela trajetória política e cultural dentro do cenário federativo. Essa é uma cerimônia singela, mas importante, que registra o cumprimento do Governo de Minas e da prefeitura de Mariana às personalidades que prestaram serviço ao Estado ao longo do ano e, ao mesmo tempo, desperta uma reflexão sobre a nossa história. É claro que, quem conhece o passado, compreende o presente e pode planejar o futuro”, ressaltou o governador.

No Dia de Minas, governador passa em revista à Guarda, momento simbólico da solenidade. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Para Ana Lúcia Gazzola, integrar a lista das 50 personalidades e instituições é o resultado de uma ação coletiva que aponta para os bons rumos da educação mineira. “Essa comenda é para a educação básica de Minas Gerais como um todo. Entendo que a função de secretária é muito como a de uma porta bandeira, uma porta voz. Na verdade, qualquer coisa que se faça em termos de avanço é sempre uma realização coletiva. Então, eu recebo com muita honra, mas também com humildade. Reconheço que foi o trabalho coletivo que me deu a oportunidade de ser a pessoa que recebe essa comenda em nome de todos”, frisou a secretária.

Durante a cerimônia da entrega das comendas, o orador que representou os agracidados foi o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, que comentou sobre a importância da solenidade e da cidade de Marinana na história do Estado. "Ser homenageado  me deixou muito honradíssimo, sobretudo em Mariana, pois a história de Minas, todos sabemos, começou aqui como a primeira cidade, primeira capital primeiro bispado", disse.

Secretária Ana Lúcia Gazzola foi uma das agraciadas durante o Dia de Minas 2012. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Mais medalha para a educação

A Escola Estadual Afonso Pena Júnior, no município de São Tiago, no Campo das Vertentes, também teve o reconhecimento do seu trabalho na área pedagógica com a entrega da comenda pelo governador. A escola conquistou dois troféus em uma das maiores competições de robótica do mundo: a RoboCup 2012, realizada no México, no último mês.“Essa comenda é o reconhecimento de que a escola pública tem como sobressair, só tem que buscar”, pontuou a diretora da escola, Maria Auxiliadora Lara Silva.

Com a equipe Café-com-Byte-Júnior, a escola conquistou o troféu de melhor programação e um na categoria ‘Super Teen’. A vaga para participar da RoboCup 2012 veio após os alunos faturarem a medalha de prata na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

“A escola pertence à cidade de São Tiago que foi a cidade mais bem ranqueada em relatório feito pela ONG ‘Todos Pela Educação’, com base na prova Brasil. É uma escola muito premiada, tanto nas Olimpíadas de Matemática como na de Robótica. A escola tem feito um trabalho maravilhoso. Fiquei muito feliz, pois a educação foi agraciada duas vezes”, lembrou Ana Lúcia Gazzola.

 

Dia de Minas

Em 16 de julho de 1977, durante a sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do dia como data cívica estadual do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio dos acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense. No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira dos Santos, presente ao evento, para o projeto que declarava o dia 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. Foi então sancionada pelo governador a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561/80, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

A semana em que recai o dia 16 de julho fica denominada de Semana de Minas, constituindo o período de celebração cívica em todo o Estado.