Durante toda semana, conservatórios apresentam recitais para comunidade

A música vai além das salas de aula dos Conservatórios Estaduais de Música Lia Salgado, em Leopoldina, e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, em Araguari. Durante toda semana, estão sendo oferecidas à comunidade escolar oficinas de musicalização e recitais.

Para participar das oficinas oferecidas pelo Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, a comunidade se inscreveu em cinco diferentes segmentos. Na oficina ‘Ritmo Brasil’, os cursistas estão produzindo instrumentos musicais com o uso de sucata e aprendendo sobre a música brasileira, na ‘Brincando com o Baú de “Estórias”’, traz  atividades lúdicas da musicalização e percepção. Já na oficina de ‘Art’ e Cor em Painéis’, estão sendo produzidos painéis artísticos e na de ‘Som e Movimento e Mitos e verdades da Voz’, estão sendo apresentadas técnicas de relaxamento vocal, entre outras coisas.

Segundo a diretora, Gláucia Ozório Ribeiro Machado, foram recebidas mais de 940 inscrições. “São oficinas que apresentam as coisas que os alunos aprendem nas salas de aula. As atividades estão sendo realizadas para encerrar o semestre. Como não temos avaliações externas, essa é a melhor forma de mostrar para comunidade o que foi feito no semestre”.

Conservatório de Araguari recebeu mais de 940 inscrições para as oficinas. Foto: Arquivo Conservatório

Ana Laura Rabelo da Silva, de 13 anos, é aluna do Conservatório há dois anos e conta o que está aprendendo nas oficinas. “Participo da oficina de som e movimento. Está sendo muito interessante, porque estou aprendendo a marcar o tempo da música e a seguir melhor o ritmo das canções”.

A comunidade que não se inscreveu para participar das oficinas, pode assistir gratuitamente aos recitais. Na próxima quinta-feira (12-07) acontece a apresentação do recital dos alunos da área de sopro, que será realizada no próprio Conservatório.

Conservatório de Leopoldina leva a música para todos os cantos da cidade. Foto: Arquivo Conservatório

Já no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, as apresentações transcendem as paredes do próprio Conservatório. “Já fizemos apresentações na prefeitura, na Câmara Municipal, em bancos e ainda vamos em asilos, hospitais, entre outros. Estamos em todos os lugares. Queremos levar para além do universo da nossa escola o que temos de bom: a música de qualidade para toda a cidade. As apresentações são feitas pelos alunos”, ressalta a diretora Simone Ferreira Seoldo Ribeiro.

A programação  vai até a próxima sexta-feira (13-07). Além das apresentações, o evento também oferece aos professores e alunos do Conservatório oficinas e de cursos ministrados por especialistas convidados.