Roda de Conversas será veiculado quinzenalmente a partir de agosto no Canal Minas Saúde
Espaço de discussões e reflexões sobre o contexto educacional brasileiro e que vai debater ações e projetos da Educação em Minas Gerais. Assim é o Roda de Conversa, a nova iniciativa da Secretaria de Estado Educação (SEE), idealizada pela Magistra- Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais. Trata-se de um programa de televisão, destinado a debater temas relevantes do ponto de vista pedagógico, no formato entrevista, com veiculação quinzenal a partir de agosto no Canal Minas Saúde.
De acordo com a diretora da Magistra, Ângela Dalben, "o objetivo é contribuir para a formação e desenvolvimento dos servidores e manter sintonia com as questões atuais discutidas na educação", ressaltou. Voltado para professores, diretores de escolas, técnicos educacionais, gestores do sistema e demais servidores, o programa, produzido pela a Rede Minas em parceria com a Secretaria de Estado Educação, inicia as gravações nesta terça-feira, tendo como primeira locação a Magistra.
A cada edição serão gravados dois programas que terão como convidados, especialistas com reconhecimento na área, que discutirão o tema pré-definido e debaterão a diversidade e a complexidade do cenário educacional brasileiro. Moderado por um jornalista, cada programa terá 52 minutos de duração e será divido em três blocos. Para fomentar o debate, contará ainda com matérias jornalísticas abordando o tema em foco.

O primeiro programa discute a Formação – políticas, eixos fundamentais, necessidades e demandas da educação. Os convidados são Maria Luiza Martins Alessio, Diretora de Apoio à Gestão do Ministério da Educação, Glaura Vasques de Miranda, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG e Ângela Dalben, diretora da Magistra. Também será gravado um programa sobre Avaliação cujos convidados são João Luiz Horta Neto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Gladys Rocha, pesquisadora e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG e Lúcia Matos, consultora da SEE.
O Roda de Conversa, que neste ano contará com produção de dez programas, terá três exibições diárias, em dois dias da semana, no Canal Minas Saúde (atualmente,cerca de 94% das 3.762 escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais estão conectadas no Minas Saúde). Além disso, os programas estarão disponíveis no www.canalminassaude.com.br e no canal do YouTube da Magistra.
Mais informações pelo telefone (31) 3379-8289 ou pelo magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br.