Cada escola deverá selecionar uma redação e enviar para a Secretaria de Estado de Educação até o dia 31 de agosto

A ‘5ª Edição do Concurso de Redação do Senado Federal’ está com inscrições abertas. Para se inscrever, e ter a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um senador, os estudantes devem produzir uma redação com o tema “Meu município, meu Brasil”. Cada escola deve selecionar um trabalho para representá-la e encaminhar à Secretaria de Estado de Educação (SEE) até o dia 31 de agosto. A Secretaria avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 28 de setembro, o melhor texto para representar o Estado na etapa nacional.

Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio classificados em primeiro lugar nos 26 estados e no Distrito Federal conquistam o direito de atuar como ‘senadores’, elaborando proposições, em um ‘mandato’ de três dias, pelo Projeto Jovem Senador As instruções e os informativos a serem enviados para a SEE estão disponíveis no kit do concurso que já foi encaminhado às escolas e também no hotsite do concurso. O material é composto por uma cópia do regulamento, ficha de inscrição, folha para a redação finalista em papel timbrado e um envelope que deve ser encaminhado para o endereço: Rodovia Américo Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, Prédio Minas, 11º andar.

Após o encaminhamento, uma comissão julgadora da Secretaria vai avaliar e definir os 1º, 2º e 3º lugares que serão encaminhados para o Senado Federal, onde outra comissão fará a seleção final e apontará os três primeiros colocados nacionais.

Os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

Projeto Jovem Senador

O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa “Senado Jovem Brasileiro”, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.

O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.