Secretaria de Educação conduzirá mesa redonda sobre avaliações educacionais e intervenção pedagógica nas escolas

Durante estas quarta e quinta-feiras (04 e 05/07) é realizado o ‘IV Encontro dos Profissionais da Educação que atuam no Sistema Socioeducativo’. Durante os dias do encontro, os 200 participantes vão debater temas relacionados às práticas de sala de aula no contexto socioeducativo e o desafio da relação pedagógica entre professores e adolescentes na sala de aula.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Defesa Social O evento é realizado no Auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Educadores e especialistas discutirão, a partir de mesas redondas, experiências pedagógicas relacionadas ao protagonismo juvenil, o uso das histórias em quadrinhos e cinema na realidade socioeducativa.  A analista educacional da Secretaria de Estado de Educação, Rosemary Leite Matos conduzirá uma das mesas redondas que abordará o tema ‘Avaliações Escolares e o ‘Dia D’ da Educação no Sistema Sócio Educativo’. “Durante o encontro também falarei sobre o nosso Programa de Intervenção Pedagógica, através do qual realizamos o acompanhamento das escolas da rede estadual de ensino”, exemplificou a analista.

A secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, participou da solenidade de abertura do encontro que é realizado desde 2009.

Dia D – 'Toda escola deve fazer a diferença'

O ‘Dia D’ ocorre em duas datas. A primeira delas é hoje com o chamado ‘Toda escola deve fazer a diferença’. Neste dia as 3.762 escola de Minas Gerais irão parar todas as suas atividades para avaliarem os indicadores de desempenho escolar dos estudantes. Nesse dia, os educadores suspendem as aulas para analisarem os boletins das avaliações externas aplicadas nas escolas mineiras (Proalfa e Proeb). A partir da análise é elaborado o plano de intervenção pedagógica da escola que será apresentado à comunidade de pais e alunos no próximo sábado (07/07).