Educadora participará do Fórum ‘Transformación de la Calidad’, em Bogotá, no dia 06 de julho

A experiência bem sucedida do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação, ultrapassa fronteiras e será apresentada na Colômbia. Na próxima sexta-feira (06/07), a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, participará do Fórum ‘Transformación de la Calidad’, parte do Projeto ‘Um País Unido por La Educación 2012’, em Bogotá.

No encontro, que tem a organização do Ministério da Educação Nacional da Colômbia, da Revista Semana, do Conselho Privado de Competitividade e da Fundação Empresários pela Educação, a educadora mineira vai relatar a experiência do PIP que é realizado no Estado desde 2007 e tem contribuído no desempenho na leitura e escrita dos estudantes do ensino fundamental. Naquele ano, o percentual de alunos que sabiam ler e interpretar textos de acordo com padrões internacionais era de 48,3%. Atualmente esse percentual é de 88,9%, conforme apontado pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa 2011).

Comitiva colombiana esteve em Minas no mês de maio e conheceram o Programa de Intervenção Pedagógica. Foto: Arquivo ACS SEE

“Ficamos felizes em poder mostrar o que Minas está fazendo na educação. Em maio, quando uma comitiva da Colômbia esteve aqui para conhecer as experiências do Estado na área, ela ficou encantada com o Programa de Intervenção Pedagógica. Agora, em visita ao país, vamos detalhar essa experiência desenvolvida com os nossos alunos do ensino fundamental”, explica a superintendente.

Desde 2011, quando expandiu seu acompanhamento para os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), o PIP realiza o acompanhamento pedagógico de mais de 1,3 milhão de alunos de escolas da rede estadual. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de especialistas e analistas educacionais, tanto da sede da Secretaria de Estado de Educação, quanto das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses profissionais fazem visitas periódicas às escolas e auxiliam na elaboração de ações pedagógicas com o objetivo de elevar o desempenho dos estudantes.

Colombianos em Minas

No final de maio, uma comitiva colombiana composta por 24 membros do poder público, líderes de instituições privadas e representantes de universidades vieram a Minas para conhecer um panorama da educação no Estado.

Além de várias agendas com servidores da Secretaria de Estado de Educação, a comitiva também pode conhecer a aplicação dos projetos pedagógicos desenvolvidos pela Secretaria, a partir de vista à escolas como foi o caso da ida às escolas estaduais Dom Velloso  e Marília de Dirceu, na histórica cidade de Ouro Preto e a Pedro II, em Belo Horizonte.   O trabalho da Magistra, com foco na formação inicial e continuada dos profissionais da educação também fez parte da agenda de compromissos da delegação.