Iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação, Defesa Social e Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A sensibilização de educadores, alunos e familiares quanto ao enfrentamento das drogas ganhou um reforço nesta sexta-feira (29/06). Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, assinou junto ao subsecretário de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Eduardo Benevides e ao presidente da Comissão Especial da ALMG para o Enfrentamento do Crack e outras Drogas, deputado estadual Paulo Lamac, um convênio com o objetivo de instituir, no estado de Minas Gerais, o ‘XIV Concurso Estadual de Redação, Frases e Desenhos – Viva Feliz sem Drogas’.

“Estamos certos de que essa iniciativa tão importante e que já teve edições anteriores, vai se somar a outras várias ações que já estão em curso em nossas escolas, superintendências, enfim, em toda a nossa rede de ensino estadual”, lembrou Sueli Pires. O edital para o concurso deve ser publicado no começo de julho, no Jornal Minas Gerais, e poderão participar estudantes das redes públicas e privadas do Estado.

Alunos de 55 escolas estaduais e municipais da região metropolitana de Belo Horizonte participaram de solenidade nesta manhã no Espaço Democrático da ALMG. Foto: Hudson Menezes

O concurso será organizado nas modalidades de desenhos, frases, frases e desenhos, grafitismo e redação. Essas modalidades variam de acordo com a faixa etária do estudante. Na iniciativa serão premiados os alunos das melhores produções e seus professores e escolas. Ao todo serão distribuídos cerca de 50 prêmios entre notebooks, câmeras e filmadoras.

“O importante é não tratar do tema como um tabu, e sim conscientizar e esclarecer os nossos jovens sobre os riscos que a droga representa para a formação cidadã de cada um deles”, ressaltou a secretária adjunta.

Presença de estudantes

O ato público para a assinatura do convênio, contou com a participação de estudantes de 55 escolas estaduais e municipais da região metropolitana de Belo Horizonte, com um público aproximado de cinco mil pessoas, de acordo com os organizadores.

Entre os estudantes presentes estava Maiara Mercedes, de 16 anos. A aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, destacou que o concurso vai ampliar as discussões sobre o tema nas escolas. “Acho interessante, pois vai alertar a juventude sobre os problemas quem tem a pessoa que se torna usuária”, comentou.

Após a assinatura do convênio, os participantes assistiram a um show do cantor Wilson Sideral.